Cidade ganha mais quatro academias ao ar livre

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Sorocaba já conta com 52 unidades instaladas em todas as regiões. Zona Norte é a que apresenta o maio número de dispositivos.

As comunidades do Jardim Gonçalves, do Jardim Guadalajara, do Trujillo e das imediações da Casa do Cidadão da Nogueira Padilha já têm a sua disposição novíssimas academias ao ar livre. Os aparelhos foram instalados pela Secretaria de Serviços Públicos (Serp) que, juntamente com o novo dispositivo, promoveu a remodelação dos espaços no entorno.

O projeto de academia ao ar livre, que busca oferecer ao cidadão a oportunidade da prática de exercícios físicos em aparelhagem adequada, teve início em 2007. O primeiro conjunto de aparelhos foi instalado no Parque do Paço, onde, diariamente, é utilizado por quem se exercita na pista de caminhada e frequentadores da área.

Nos últimos oito anos, a cidade recebeu outras 52 academias ao ar livre, incluindo essas quatro últimas. São nove circuitos na Zona Leste, nove na Zona Oeste, onze na Zona Sul e 20 na Zona Norte. O bairro do Éden também conta com três academias. Cada dispositivo é composto de seis aparelhos que, se usados frequentemente, auxiliam na manutenção da saúde e colaboraram com o fortalecimento da musculatura, auxiliando, também, na perda calórica.

São eles: esqui – que aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e melhora a função cardiorrespiratória; o simulador de caminhada – responsável pelo aumento da mobilidade e desenvolvimento da coordenação motora; o surf, um aparelho que melhora a flexibilidade dos membros inferiores; o simulador de cavalgada – fortalece a musculatura dos membros inferiores e superiores, aumentando a função cardiorrespiratória; o aparelho de pressão de pernas, que fortalece a musculatura das coxas, da perna e dos quadris e o multiexercitador, no qual são trabalhados pernas e braços para o desempenho da flexão, desenvolvimento de ombros e a rotação do corpo.

Cada conjunto de aparelhos tem custo de R$ 13 mil e requer a preparação do local, com instalação de uma base de concreto de 10m x 10m. No espaço, a Serp faz a adequação de acesso para melhorar a utilização.

As novas academias estão instaladas nas ruas Rua Jurandir Badini, no Guadalajara; na Antonio Fernandes, que fica no Jardim Gonçalves; na avenida Dr. Nogueira Padilha, ao lado da Casa do Cidadão; e na Praça Martin Luther King, no Trujillo. Até agosto, o Parque Flamboyant, no Jd. Maria Eugênia, também receberá uma academia ao ar livre. O local já começa a ser preparado para isso.

Para deficientes

Numa parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sorocaba deve ganhar até agosto uma academia ao ar livre voltada para pessoas com deficiência. Os equipamentos serão instalados no Parque das Águas, ao lado do teatro de arena, cujo acesso é feito pela Rua Joaquim Ferreira Barbosa.

Essa academia ao ar livre contará com um circuito de dez aparelhos – com placas autoexplicativas – para uso exclusivo de pessoas que usam cadeiras de rodas. O uso desses equipamentos auxilia nas capacidades físicas, postura, mobilidade e independência nas atividades da vida diária da pessoa com deficiência. Além disso, há benefícios diretos na melhora da autoestima, autonomia e qualidade de vida deste público.

Tags: