Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/ciclovia-da-av-itavuvu-recebe-nova-pintura-no-sabado/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h11

Ciclovia da Av. Itavuvu recebe nova pintura no sábado

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Serp) realizam neste sábado (17) serviços de repintura no piso da ciclovia que atravessa a Av. Itavuvu, na Zona Norte de Sorocaba. O serviço será executado em um trecho de aproximadamente 3.600 metros de extensão, iniciando no cruzamento com a Avenida Ipanema até o segundo cruzamento com a Rua Atanásio Soares.

Durante esta semana, a Secretaria de Serviços Públicos já realizou serviços de nova pintura na ciclovia da Av. Américo de Carvalho, em um trecho de quase 2 km de extensão. A iniciativa tem como objetivo melhorar o trânsito e também a segurança daqueles que se utilizam diariamente desses espaços exclusivos dos ciclistas.

O material utilizado na recuperação da pintura é específico para pisos de concreto, indicado para sinalização viária em atendimento às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Concluído o serviço de repintura, a próxima etapa estará a cargo da Urbes – Trânsito e Transportes, que fará a sinalização do trecho repintado.

A Secretaria de Serviços Públicos mantém um trabalho contínuo de manutenção que inclui repintura, poda de árvores, roçagem, limpeza e reparos no piso de toda a malha cicloviária da cidade. Funcionários percorrem periodicamente as vias para identificar aquelas que necessitam de algum tipo de intervenção.

Sorocaba conta atualmente com mais de 124 quilômetros de ciclovias que cortam a cidade de Leste a Oeste e de Norte a Sul, com predominância na Zona Norte da cidade. Desse total, seis quilômetros são de ciclofaixas e sete quilômetros de faixa compartilhada com ônibus (Ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer e Avenida General Carneiro) ou pedestres.

Segundo a Serp, trata-se de investimento na qualidade de vida do cidadão, uma vez que torna menor o tempo de transporte entre a residência e o trabalho. As ciclovias ainda operam como espaços voltados ao lazer e às atividades físicas.