Chuvas podem atrasar ações de combate à dengue nesta semana
Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
As fortes chuvas dos últimos dias podem comprometer a conclusão das ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – programadas para esta semana. Dez bairros estavam na lista inicial, mas o serviço deve atrasar, informa a médica veterinária da Divisão de Zoonoses, da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), Thais Buti. Assim, as regiões não concluídas serão adicionadas à programação da próxima semana.
Nas visitas de casa em casa estão incluídos os bairros Parque São Bento, Lopes de Oliveira, Vila Helena, Itanguá, Jardim Simus e Mineirão, bem como o Centro da cidade. Ainda não se sabe, porém, quais deles terão a ação finalizada até sexta-feira (10). O mesmo vale para as nebulizações, previstas para acontecerem nos bairros Cajuru, Nova Esperança, Nova Manchester e Parque São Bento. “Temos equipes em todas essas áreas desde ontem (segunda-feira), mas a chuva atrapalha”, afirma Thais.
Como funciona
Nas residências, os agentes orientam os munícipes sobre os sintomas das três doenças causadas pelo Aedes aegypti. Também informam a respeito das medidas de prevenção. Por fim, é feita a remoção de materiais inservíveis que podem servir de criadouros para as larvas do Aedes.
Já para a aplicação de inseticida, a população é avisada com antecedência para que se prepare. “As pessoas devem deixar o imóvel e voltar só depois de 30 minutos. As portas, janelas e cortinas precisam ficar abertas”, informa a veterinária. E acrescenta: “Para casas que tenham pessoas com dificuldade de locomoção, a recomendação é que fiquem em um cômodo fechado. Isso também vale para os animais.”
