Chuva causa problemas aos sorocabanos
Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br, Fabiana Sorrilha - comunicacao@urbes.com.br
O acumulado de três dias chegou a 127 mm. A previsão de chuvas para o todo o mês de março era de 145 mm.
A Defesa Civil está em alerta, realizando desde às 19h desta quinta-feira (10), atendimento e orientações aos munícipes que foram prejudicados pela forte chuva que caiu durante toda a madrugada, ocasionando inundação de residências, alagamento de áreas e transbordamento do Rio Sorocaba.
Até a manhã desta sexta-feira (11) foram registrados problemas em casas situadas nos bairros Parque Manchester, Vitoria Regia, Vila Rica, Vila Assis, Mineirão e no Maria do Carmo.
A Avenida Dom Aguirre, que margeia o Rio Sorocaba, teve vários trechos comprometidos pelas águas, com interrupção de tráfego próximo à rua Cel. Cavalheiros, no cruzamento com a praça Lions, com a Hélio Monzoni, São Francisco e João Gabriel Mendes. No Parque das Águas – incluindo a avenida 15 de Agosto, na região do Jardim Abaeté, as vias foram totalmente interditadas por conta da subida do rio e consequente invasão da água.
Por causa da chuva acumulada dos últimos três dias, com índice pluviométrico de 127 mm até as 7 horas desta sexta-feira (11), a Defesa Civil de Sorocaba retomou os procedimentos de vistoria e medição das áreas de risco no município.
O índice pluviométrico das últimas 24 horas são: Júlio e Júlio com 90mm; Aterro Sanitário 93mm; Paço 85mm; na ETA Cerrado- 86mm; ETA Éden 90 mm, Coca-Cola- 60mm e Lar São Vicente de Paulo 100mm. As ações contam com a participação de todos os voluntários dos NUDECs (Núcleos Comunitários da Defesa Civil), que atuam bem próximos das localidades e a cada nova precipitação os órgãos e setores integrantes da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) mantêm-se em prontidão.
Por conta da chuva acumulada dos últimos três dias, com índice pluviométrico de 127 mm até as 7 horas desta sexta-feira (11), a Defesa Civil de Sorocaba retoma os procedimentos de vistoria e medição das áreas de risco no município.
Foi registrado até o momento os seguintes índices: Júlio e Júlio com 90mm; Aterro Sanitário 93mm; Paço 85mm; na ETA Cerrado- 86mm; ETA Éden 90 mm, Coca-Cola- 60mm e Lar São Vicente de Paulo 100mm. As ações contam com a participação de todos os voluntários dos NUDECs (Núcleos Comunitários da Defesa Civil), que atuam bem próximos das localidades e a cada nova precipitação os órgãos e setores integrantes da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) mantêm-se em prontidão.
Os atendimentos que estão sendo realizados com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Secretaria de Serviços Públicos (Serp), Urbes Trânsito e Transportes e dos voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudecs)
Urbes
O fechamento total da Avenida Dom Aguirre aconteceu por volta das 3h, com agentes de trânsito monitorando os bloqueios para evitar que os veículos seguissem pela avenida. Agentes de trânsito foram posicionados nos principais pontos da via para orientar os condutores sobre a interdição e propor desvios.
O Centro de Controle Operacional (CCO) de Trânsito da Urbes alterou os tempos semafóricos para dar mais fluidez às vias próximas à Avenida Dom Aguirre. A Urbes também orientou os motoristas a utilizarem as marginais da Rodovia Raposo Tavares tanto para acessar a Castelinho quanto para chegar à Zona Sul e Oeste da cidade, a Avenida São Paulo (Zona Leste) e a Rua Aparecida (Zona Norte).
Os agentes de trânsito também operaram o trânsito em diversas avenidas visando amenizar o impacto do fechamento da Av. Dom Aguirre, uma das mais importantes vias arteriais da cidade. Houve também reflexos no transporte coletivo, que teve o itinerário da linha 100 – Expresso alterado e circulou pelo Centro. No meio da manhã o sistema já operava normalmente.
Pouco depois das 8h, a pista sentido Centro da avenida foi liberada ao tráfego no trecho entre o Corpo de Bombeiros e a Av. Afonso Vergueiro. Às 9h a via foi liberada, permanecendo fechada apenas próximo ao Parque das Águas.
A Avenida Dom Aguirre está totalmente liberada ao tráfego de veículos neste momento, inclusive no trecho próximo ao Parque das Águas.
Somente a Avenida Quinze de Agosto permanece bloqueada ao tráfego.
Tags:Chuva, Defesa Civil, Urbes
