Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/chuva-atrapalha-cronograma-de-obras-da-av-adao-pereira-de-camargo/
Acessado em: 01/12/2025 - 11h26

Chuva atrapalha cronograma de obras da Av. Adão Pereira de Camargo

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Saae faz a proteção das encostas do córrego e ações no local devem se estender por mais uma semana, sem comprometimento ao tráfego de veículos

A chuva registrada nos últimos dias tem atrapalhado o cronograma de obras emergenciais na Avenida Adão Pereira de Camargo, no Parque Esmeralda. A previsão inicial era que os trabalhos fossem concluídos até o último domingo, mas o prazo será estendido por mais uma semana, confirma a Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob). Apesar disso, o trânsito pelo local não sofrerá interferência, uma vez que as pistas estão liberadas desde o último dia 25 de junho.

As equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) fazem o trabalho de contenção das margens do córrego, que é realizado por meio de um processo conhecido como enrocamento. A prática consiste na proteção do talude com a colocação de grandes pedras, por meio de duas retroescavadeiras. A previsão é que essa intervenção se estenda até esta sexta-feira (10).

“Ao remover a ponte velha, os barrancos ficaram expostos. Com a chuva esse serviço de proteção das encostas fica mais demorado, pois é uma ação minuciosa e arriscada”, destaca o secretário Antonio Benedito Bueno Silveira, da Semob. Nesta terça-feira (7), as máquinas continuaram o trabalho, mesmo debaixo de chuva.

Na sequência, o Saae vai concluir o remanejamento da rede de distribuição de oito polegadas de diâmetro, que precisou ser deslocada de sua localização original devido às obras. “O que está faltando é a travessia da tubulação sobre o córrego, que somente será possível após esse trabalho de contenção das margens que vem sendo realizado”, informa o Saae. Resta ainda a pintura da sinalização de solo e conclusão da instalação de gradis.

“No calor é pó e quando chove lama. Mas isso tem em toda obra e esta ficou muito boa. Uns dias a mais ou amenos não faz diferença”, diz a comerciante Elisabete Duarte, 46 anos, que há vinte anos tem um comércio próximo ao local das intervenções. Seu pai, o aposentado Antonio Duarte, 79 anos, completa: “Ficou uma maravilha a mudança, já vi tanta enchente por aqui. Presenciei desde pai tirando as crianças de dentro de casa, com a água na altura da cintura, a cavalo arrastado pela água do córrego e se enroscando na antiga tubulação debaixo da ponte”.

Os tubos sob a ponte deram lugar a galerias que permitem a passagem livre da água, sem o risco de represamento devido à sujeira trazida pelas águas. As obras de travessia do córrego na Av. Adão Pereira de Camargo tiveram início no dia 15 de abril, simultaneamente àquelas no trecho onde a Avenida Américo Figueiredo também corta o córrego Itanguá e que foram entregues no último dia 12 de junho.

 “A chuva atrapalha mesmo o cronograma de obras, inclusive de pavimentação de ruas e avenidas”, completa o secretário, lembrando que no bairro Quintais do Imperador todas as ruas estão sendo pavimentadas, assim como a Alameda Batatais, na marginal direita do Rio Sorocaba, próximo à ponte Pinga-Pinga. “Fazemos a drenagem, que é o mais complicado, abrimos valas, depois vem a enxurrada e ainda precisamos aguardar tudo secar para voltar ao trabalho”, finaliza.