A edição deste sábado (3) do projeto “Encontros com a MPB” presta homenagem ao compositor Chico Buarque de Hollanda. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a apresentação ocorre das 10h às 12h na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”.
A atração é realizada pelo Grupo Musical Entre Amigos, composto por Augusto Oliveira (violão), Manoel Moreno (bateria), Ite (pandeiro), Gustavo Arruda (baixo) e Joaquim Rodrigues (cavaquinho). Neste mês as homenagens são feitas aos grandes nomes da Música Popular Brasileira.
O grupo interpreta sucessos como A Rita (1966), Vai Passar (1993), A Banda (1966), Tatuagem (1973), Valsinha (1971), entre outras. Além da música, um espaço é aberto para quem gosta de cantar e interpretar poesias. Interessados devem chegar às 9h para um ensaio.
A Biblioteca Infantil fica na Rua da Penha, 673, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231.5723.
O compositor
Chico Buarque, nascido no Rio de Janeiro em 1944, residiu na infância em São Paulo, onde os pais e a irmã mais velha, Miúcha, recebia compositores e intérpretes da MPB. Aprendeu a tocar violão com a irmã e, influenciado pelo estilo de João Gilberto, compôs suas primeiras obras. Seu nome passou a ser efetivamente conhecido quando, em 1965, Geraldo Vandré apresentou Sonho de Um Carnaval no 1º Festival da Música Popular Brasileira, na TV Excelsior.
Em 1965 compôs as músicas para Morte e Vida Severina, de João Cabral de Mello Neto, que o consagrou em primeiro lugar no Festival de Teatro Universitário de Nancy, França. A partir daí, Chico manteve-se como um dos mais respeitados compositores da MPB, pela qualidade de sua obra musical, seja na poesia, na denúncia social e na crônica de um Brasil em formação.