Chalé Francês abriga exposição de fotos do patrimônio histórico de Sorocaba até sexta-feira

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Os sorocabanos podem conferir até esta sexta-feira (20), das 8h às 16h50, a exposição fotográfica “Patrimônio Histórico Arquitetônico de Sorocaba: Beleza e Resistência” no Chalé Francês. São 15 fotografias que retratam a importância do patrimônio cultural do município, por meio da história dos edifícios tombados e dos aspectos urbanos da cidade.

Organizado pelo IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), o Macs (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba), o Senac, e a WePrint Fine Art, a exposição pertence ao projeto “Olhares Urbanos” e é fruto do 1º Concurso de Fotografia “Beleza e Resistência”, realizado em maio deste ano. O objetivo foi de registrar a maneira em que as edificações se encontram atualmente, mostrando a beleza e o poder de resistência e existência na atual dinâmica da cidade.

O concurso de fotografia teve um total de 93 imagens enviadas, com inscrição de fotógrafos profissionais e amadores. “Das 93 fotografias, 15 foram selecionadas para compor a exposição itinerante que percorreu o MACS (9 de junho), Senac (de 11 a 27 de junho) e agora o Chalé Francês”, afirma a idealizadora e coordenadora do evento, Maira Sfeir.

O público poderá conferir fotos de patrimônios históricos sorocabanos, como a Fábrica Têxtil Santo Antônio, Mosteiro de São Bento, Casarão de Brigadeiro Tobias, Oficinas da Sorocabana, Catedral Metropolitana de Sorocaba, Fábrica Têxtil Nossa Senhora da Ponte, entre outras.

Os fotógrafos participantes são: Adriano Valentin Sobral, Sidney Cardoso, Valeria M. P. C. Attab, André de Souza Pinto, Ary Attab, Bruna Mansano, Erik Armando de Queiroz, Evandro Soares, Gustavo Teixeira Ferraz de Oliveira, Henrique da Cunha, João Paulo Cazzaniga, João Paulo Rodrigues, Larissa Girardi Losada, Leticia Kamada e Natasha Silva.

O Chalé Francês está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro de Sorocaba, no Jardim Maylasky, ao lado do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e da Casa 52. Mais informações pelos telefones (15) 3211.0143 e 3211.0578.

Tags: