“O CEU das Artes é uma grande conquista para toda a comunidade da Zona Norte de Sorocaba. A ideia é que este novo espaço seja realmente de vocês, numa gestão a mais participativa possível, com atividades que a comunidade queira”, destacou a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), durante a reunião que apresentou aos moradores do Parque das Laranjeiras como será o processo de implantação do CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados) do bairro. O encontro reuniu cerca de 40 pessoas na Oficina do Saber do bairro.
Organizada pela Prefeitura de Sorocaba, a mobilização social está prevista no processo de implantação desse novo equipamento, com o objetivo de garantir o envolvimento da comunidade no processo de implantação desse novo equipamento visando potencializar seu uso e sua sustentabilidade, além de fortalecer o pleno funcionamento das atividades no local.
“Queremos que vocês se sintam pertencentes desse espaço e fiquem a vontade para utilizá-lo da melhor forma possível”, afirmou a vice-prefeita.
“O nosso desafio é fazermos a gestão do CEU das Artes de uma forma saudável e com vida longa. Daqui pra frente o nosso trabalho começa pra valer junto com a sociedade civil”, ressaltou Jaqueline Gomes, secretária da Cultura.
O próximo encontro está marcado para o dia 6 de setembro, às 14h, também na Oficina do Saber do bairro. Na ocasião, serão escolhidas as pessoas da sociedade civil e do poder público municipal que integrarão o Conselho Gestor do CEU das Artes.
Sobre o CEU das Artes
Administrado pelas secretarias da Cultura (Secult), Esportes e Lazer (Semes) e Desenvolvimento Social (Sedes), o CEU integrará, num mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, inclusão digital e serviços socioassistenciais com o objetivo de promover a cidadania em territórios de vulnerabilidade social do município.
Com uma área de 7 mil metros quadrados, a unidade contará com um Centro de Referência em Assistência Social (Cras); salas de atividades/multiuso; biblioteca com Telecentro (Centro de Inclusão Digital); Cineteatro com 125 lugares; e “Praça de Esportes”, com pista de skate, quadra poliesportiva, playground, equipamentos de ginástica e pista de caminhada. A unidade está sendo construída na Rua Washington Pensa.
A implantação do espaço começou em agosto de 2013 e este será o primeiro Centro de Artes e Esportes Unificado de Sorocaba, que conta com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).