Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/certificacao-do-selo-social-sorocaba-sera/
Acessado em: 18/01/2026 - 06h38

Certificação do Selo Social Sorocaba será no dia 21 de fevereiro no Teatro Municipal

Por: Secom Sorocaba

O Programa Selo Social preparou uma grande cerimônia, como em todos os anos, para o fechamento dos projetos inscritos, apresentados e aprovados em 2018. No dia 21 de fevereiro, às 19h, o Teatro Municipal Teotônio Vilela irá receber as organizações participantes do ciclo de 2018 que cumpriram os critérios e serão certificadas.

Mais de 600 impactos foram registrados nos projetos inscritos para as áreas de Meio Ambiente, Educação, Inclusão, Saúde, Política, Cultura, Economia e Urbanização. O número é recorde na cidade. “Estamos muito felizes com este resultado. Este número também é recorde para o Instituto! É muito gratificante trabalhar em Sorocaba, pois temos o envolvimento de todos os setores de forma igualitária, o que possibilita a garantia de bons resultados”, disse Carina Giunco, diretora-geral do Instituto Abaçai Brasil, a realizadora do programa.

O projeto atua em Sorocaba pelo 5° ano em parceria com a Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), dando condições para que os três setores pensem juntos e busquem a formalização de parcerias, no sentido de trabalhar elementos ou programas sociais como ações prioritárias, que demostrem o seu compromisso, visando melhorar a qualidade de vida da cidade.

Para a validação dos impactos o Selo Social conta com um conselho local, e em Sorocaba esta composição foi fortalecido com o envolvimento de representantes dos 3 setores, sendo do Setor Público as secretarias de Cidadania e Participação Popular; Comunicação e Eventos; Educação; Abastecimento, Agricultura e Nutrição; e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. Já no Setor Privado fizeram parte deste ciclo: ESAMC; MOB Eventos; Unniroyal; Atlanta Ind e Comercio; e D.A.R. Corretora de Seguros. E no Setor Social estavam envolvidos: Associação Comercial de Sorocaba – ACSO; Associação Antônio José Guarda – AJG; Centro Social São José; Casa Transitória André Luiz; e Associação SuperPalhaços.

Para a secretária da Cidadania e Participação Popular e articuladora do programa, Suélei Gonçalves, o Selo Social é uma oportunidade das empresas e do poder público se envolverem com as causas sociais. “Iniciativas como esta trazem um ganho social grande para a nossa cidade. A cada ciclo e a cada relatório que o Instituto Abaçaí nos apresenta, notamos o quanto Sorocaba ganha e isto está alinhado com o que a nossa secretaria e este governo propõem”, conta ela.

O prefeito José Crespo ressalta que é somente estreitando laços que qualquer cidade pode se considerar moderna e inteligente “Este programa visa retribuir socialmente para que, com que estes setores juntos, o grupo realmente se fortaleça”, disse ele.

Os investidores da cidade são: DANA, Unimed Sorocaba, Kanjiko, ESAMC, FLEX, Sorocaba Park Hotel e Sefmidia. Outras informações podem ser obtidas no site do Instituto: www.selosocial.com.
Novidades para 2019

Para o próximo ciclo, oito projetos já estão sendo realizados com representantes de 7 grupos (cada um leva o nome de uma empresa investidora no programa) para 2019 através de ferramentas, como o mapa de sustentabilidade ao acordo de participação. “Esta ação fortalece a ideia de que juntos os setores concretizam mais impactos dentro da realidade social de Sorocaba, com conquistas mais assertivas”, finalizou Carina.

Muito mais por Sorocaba!