‘Certidão Web’ emitiu quase 40 mil certidões online em cinco meses

Por: Lucas Monteiro - Programa de Estágio - Supervisão - Neide Barbosa

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou nesta segunda-feira (3), os números de certidões emitidas a partir da ferramenta ‘Certidão Web’, lançada em fevereiro deste ano, proporcionando ao contribuinte a realização desse serviço online. De acordo com a Sefaz, foram emitidas cerca de 37.858 certidões de abril até o final de agosto, uma média de 7.600 certidões por mês.

A plataforma surgiu a partir da determinação do prefeito José Crespo, atendendo ao Projeto de Lei (PL) 26/2012, de autoria do vereador Anselmo Neto e foi criada pensando na inovação e no benefício do cidadão sorocabano, buscando facilitar a emissão das certidões mobiliárias (certidão negativa mobiliária, certidão de inscrito ativo e certidão de inscrito cancelado) e imobiliárias (certidão negativa de débito e certidão de valor venal com dados cadastrais).

Com essa opção, o contribuinte não precisa mais se deslocar até o Paço Municipal ou às Casas do Cidadão para requerer o documento que pode ser obtido pela página da prefeitura, podendo emitir até mesmo a autenticidade do documento. Mesmo assim, a prefeitura e as Casas do Cidadão continuam fornecendo os documentos, mas com a cobrança da taxa de R$ 18,11 para quem requerer acima de duas certidões para o mesmo CPF.

De acordo com a Chefe da Divisão de Tributos Mobiliários (DTM) da Secretaria da Fazenda, Ana Lúcia Pedro, o sistema tem operado a todo vapor, mesmo com o grande volume de emissões. “Nós passamos quase um ano desenvolvendo essa ferramenta, testando e melhorando para trazer o melhor ao munícipe e desde a inauguração dela, em fevereiro, não apresentou nenhum problema pelo que pudemos levantar”, comentou Ana Lúcia.

Dados da Sefaz mostram que no ano passado a prefeitura emitiu mais de 93 mil certidões, dos quais 66 mil foram Mobiliárias (Certidão Negativa Mobiliária, Certidão de Inscrito Ativo e Certidão de Inscrito Cancelado) e Imobiliárias (Certidão de Valor Venal e Certidão Negativa Imobiliária).

Para os próximos meses, a Chefe de Divisão informa que a ideia é expandir a plataforma fazendo com que ela emita outras certidões. “Queremos que mais serviços desse tipo sejam efetuados com a mesma qualidade, então estamos tentando expandir para outras certidões, democratizando a plataforma e atendendo a todos de maneira igualitária”, explicou Ana Lúcia.

Segundo o secretário da Fazenda, Marcelo Regalado, o número é expressivo e representa que o cidadão está de olho nas ferramentas que podem facilitar seu dia a dia. “Nossa missão é desburocratizar a vida do munícipe e a Certidão Web serve para isso. Esse alto volume de emissões só mostra que o contribuinte está de olho no que fazemos e está buscando essa comodidade”, afirmou o secretário.

A emissão on-line dos documentos pode ser feita pelo portal da Prefeitura de Sorocaba www.sorocaba.sp.gov.br gratuitamente, podendo ser emitida quantas vezes quiser e com funcionamento 24h por dia.

Tags: