Os alunos da 1ª edição do curso de Introdução à Liderança Comunitária da Prefeitura de Sorocaba, foram certificados na noite desta quinta-feira (21) em uma cerimônia no salão de Vidro do Paço Municipal, que contou com a presença do prefeito José Crespo, a secretária de Cidadania e Participação Popular, Suélei Gonçalves, familiares e amigos dos formandos.
O curso teve como objetivo fortalecer os 60 líderes comunitários participantes para as práticas de valores e também para melhorar o desempenho das ações dentro das comunidades. Para o prefeito Crespo, esta formação vai além disso.
“Cada um dos formandos levará consigo uma realidade muito grande, pois cada um terá que ser multiplicador de tudo aquilo que o curso trouxe para aprimorar o que cada um já tinha. Então, se preparem porque vocês agora serão agentes muito mais preparados para o ótimo trabalho que já desenvolvem”, disse o prefeito Crespo.
As aulas foram ministradas por professores voluntários que acreditaram no projeto. “Gostaria de parabenizar a todos os formandos e agradecer a atuação de todos os professores que se dedicaram fora do horário de trabalho. Nós aqui somos passageiros, mas o que nós que plantamos, cresce e fica. Fazer o bem, contribuir com o conhecimento de todos vocês para nós é mais que um presente é o que a gente deseja e vai continuar realizando”, ressaltou a secretária de Cidadania Suélei Gonçalves.
Um a um dos alunos recebeu das mãos do prefeito e da secretária os certificados. Quem também compôs a mesa e ajudou na entrega foi o professor voluntário, Procurador pública de carreira, Anésio Lima. “Este papel das lideranças quando eles vêm até o Poder Público para cooperar, é a cidade que ganha. Eu acredito nestas iniciativas para o bem da população, da nossa cidade”, declarou ele.
O sucesso deste primeiro projeto envolvendo as lideranças comunitárias só está começando. Logo que acabou o curso, a Secid aplicou uma pesquisa de satisfação com os alunos e o resultado foi positivo, por isso, para o 2° semestre, a equipe já trabalha para trazer novidades. “Vamos abrir mais 90 vagas para cursos nesta área com um cronograma maior. Esperamos que seja um sucesso como foi este”, concluiu a realizadora do curso, Maria da Penha Nihei.