Cerca de 200 pessoas conferiram ação educativa sobre queimadas na Casa do Cidadão Ipiranga

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Na manhã desta sexta-feira (20), cerca de 200 pessoas conferiram alguns animais taxidermizados (empalhados) da fauna da região, que estavam expostos na Casa do Cidadão Jardim Ipiranga. O objetivo da atividade de Educação Ambiental foi de sensibilizar a população quanto aos problemas decorrentes da queimada e, assim, diminuir os focos de incêndio.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e faz parte da Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas. “A nossa ideia é orientar e sensibilizar os moradores sobre os riscos da queimada, não apenas para a saúde, mas também para o meio ambiente”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

De acordo com a Sema, a campanha está sendo realizada prioritariamente nos bairros com maior incidência de queimadas, que são Brigadeiro Tobias, Éden e Jardim Ipiranga. As queimadas se agravam nesta época do ano, pois corresponde ao período de estiagem, o que contribui muito para o tempo ficar ainda mais seco e consequentemente mais fácil de ocorrer focos de incêndios.

Na exposição, o público pode conhecer quais são os animais que vivem na região e que sofrem com as queimadas urbanas, como o lobo guará, o veado-catingueiro, tatu-galinha, lobo-guará, coruja-buraqueira e o tamanduá-bandeira.

 

Como ajudar

Para ajudar, a população deve fazer a sua parte denunciando uma ocorrência pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros). Os cidadãos também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro nas vias públicas; e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada. Além disso, é muito importante os terrenos sejam mantidos limpos pelos proprietários.

 

 

 

Tags: