Serão quatro dias de apresentação no palco do TMTV
O Festival de Dança de Sorocaba – DançAção recebeu a inscrição de cerca de 150 coreografias para a sua Mostra Competitiva, que ocorrerá de 17 a 20 de março no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV). Além de escolas e academias de Sorocaba, foram recebidas inscrições de grupos de Votorantim, Tatuí, Itapetininga, Salto, Ribeirão Preto, Jundiaí, Franca, Jacareí, Piracicaba, Campinas, Praia Grande e até de Pinheiral, município do Estado do Rio de Janeiro.
O DançAção é realizado pela Associação Sorocabana Pró-Dança (ASPD), entidade civil e sem fins lucrativos, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS).
O objetivo do evento é promover a dança em Sorocaba, contribuindo para a difusão cultural, educação e sensibilização da sociedade e, também, tornar-se polo de incentivo e de valorização dessa arte por meio do aperfeiçoamento de bailarinos, professores, coreógrafos, pesquisadores, arte-educadores, acadêmicos, produtores de arte e todos aqueles que estejam dispostos a trocar experiências e conhecimento.
As Mostras Coreográficas competitivas cotarão com avaliação de um corpo de jurados renomados e especializados em cada modalidade de dança. São eles: Renata Pacheco e Manoel Francisco (Ballet Clássico); Arilton Assunção, Alexandre Almeida e Suely Machado (Contemporâneo e Generalista); Leandro Netto, Bruna Miragaia e Fernanda Faez (Sapateado Americano e Dança Irlandesa); Erika Novachi e Edy Wilson (Jazz); Tati Sanchis e Frank Ejara (Danças Urbanas); Deborah Nefussi e Mahaila El Helwa (Danças Populares); e Jaime Arôxa (Dança de Salão).
O festival vai abranger os gêneros Ballet Clássico Livre, Ballet Clássico de Repertório, Estilo Livre, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Sapateado Americano, Dança Irlandesa, Danças Populares e Danças de Salão.
De acordo com a ASPD, serão concedidos prêmios especiais, em dinheiro, para Melhor bailarina, Melhor bailarino, Revelação, Melhor coreógrafo(a) e Melhor grupo de cada modalidade, entre todos os subgêneros e categorias.
Além das apresentações das academias de Sorocaba e da região, o DançAção trará a cidade renomadas companhias, como o Balé da Cidade de Santos (dia 17), Faces Ocultas Companhia de Dança (dia 18), São Paulo Cia de Dança – SPCD (dia 19) e Cia Brasileira de Ballet de Ourinhos (dia 20). Elas se apresentarão durante a realização da mostra competitiva no TMTV, que poderá ser conferida gratuitamente pelo público.
Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do festival e serão limitados a um por pessoa. Além disso, a Secretaria da Cultura disponibilizará um telão no lado externo do teatro municipal, para transmissão ao vivo do espetáculo.
Inscrições abertas para cursos e oficinas
Além da mostra competitiva, o DançAção ainda contará com mostras não-competitivas, cursos para bailarinos e professores da área.
Para a população a programação oferecerá oficinas gratuitas de História da dança, Street Dance, Danças Circulares, Danças Sociais, Danças Árabes, Zumba, Dança Circense, Gospel e Dança Flamenca. As aulas ocorrerão de 18 a 20 de março em alguns espaços da cidade, como a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, Parque das Águas, o Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, entre outros. Para participar, o munícipe deve se inscrever pelo site do DançaAção: www.festivaldancacao.com.br[1] . Também haverá feira de dança e exposição fotográfica.
O DançAção trará cursos com profissionais renomados para bailarinos, professores e profissionais da área nos dias 18, 19 e 20 de março. Para os bailarinos, serão aulas de Ballet Clássico Intermediário e Avançado, Jogos e Técnicas Teatrais, Dança Irlandesa Intermediário e Avançado, Danças Brasileiras, Flamenco e Danças Árabes, entre outras.
Já os professores e profissionais da área têm a opção de se inscrever para cursos de Organização e Metodologia no Ensino Básico de Ballet para Crianças e de Produção de Espetáculo (Repertório, Cenário e Iluminação).
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@aspd.org.br[2] ou pelo site do festival.