UBSs do Lopes de Oliveira e Vila Fiore voltarão a fechar aos finais de semana, conforme nova estratégia da SES contra a dengue
Dando continuidade às mudanças de estratégias em virtude da diminuição de novos casos de dengue em Sorocaba nas últimas três semanas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Lopes de Oliveira também não vai abrir neste sábado e domingo (dias 9 e 10 de maio) para receber pacientes. A UBS da Viola Fiori também já fechou no último final de semana e assim permanecerá, pois não houve prejuízo à demanda. A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde, informa que o atendimento aos munícipes dessas duas regiões da cidade será redirecionado para os dois Centros de Monitoramento (CM) da Dengue nas Zonas Norte e Leste.
Desde o início de março, as duas UBSs – cujo funcionamento normal é de segunda a sexta-feira – começaram a abrir nos finais de semana para reforçar o atendimento aos munícipes com suspeita de dengue. A redução da procura pelo serviço nesses locais também favoreceu a decisão de interromper, provisoriamente, o apoio oferecido nesses pontos.
Na UBS da Vila Fiori, 507 pessoas foram nos dias 18 e 19 de abril, contra 385 em 20 e 21 de abril (feriado prolongado) e 378 em 25 e 26 de abril. Na UBS Lopes de Oliveira, nos dias 20 e 21 de abril (feriado prolongado) foram registrados 716 atendimentos, contra 351 no fim de semana seguinte e 386 nos dias 2 e 3 de maio.
Quanto ao fechamento dessas duas UBSs aos sábados e domingos, o secretário da Saúde Francisco Fernandes destaca que a decisão não é permanente. “Caso os números semanais mostrem a necessidade de reabertura, assim o faremos. Na última semana o fechamento da UBS da Vila Fiori não sobrecarregou o atendimento no Centro de Monitoramento da Zona Norte”, destacou o secretário.
Centros de Monitoramento da Dengue e leitos
Os dois Centros de Monitoramento da Dengue continuam funcionando normalmente. Aquele localizado na Zona Leste funciona todos os dias. No fim de semana do dia 18 e 19 de abril, 621 pessoas foram até o local, contra 533 no feriado prolongado (dias 20 e 21 de abril), mais 559 nos dias 25 e 26 de abril. Nos dias 2 e 3 de maio foram 478 atendimentos, o menor até então registrado num final de semana desde que o serviço está disponível na Zona Leste.
Já o CM da Zona Norte só não funciona aos domingos e seu maior público é aos sábados e feriados. Mas a procura também está em queda. No dia 18 de abril foram 218 serviços, contra 188 no dia 25 de abril e 144 no último sábado (02/05). Segundo o secretário da Saúde a desmobilização de alguns serviços oferecidos, sem prejuízo à demanda, ainda evita gastos desnecessários e permite ao Município investir em outras áreas também prioritárias.
O mesmo ocorre com os leitos hospitalares reservados a pacientes com dengue, que passam por esvaziamento. Tanto é que o contrato mensal com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) para utilização de catorze leitos no Hospital Oftalmológico não será renovado pela Prefeitura. Os dezesseis leitos disponíveis na Santa Casa para essa finalidade continuarão abertos e, conforme o secretário, são suficientes para atender a atual demanda.
Arrastões e nebulização
As ações preventivas de combate à dengue continuam neste final de semana. Os arrastões, com a remoção de criadouros do mosquito transmissor da doença e orientações à população ocorrem nesta sexta-feira (8) e no sábado (9) nas regiões do Jardim Guaíba/Santo André, Parque Vitória Régia 2 e 3, além do Parque das Laranjeiras.
As equipes de nebulização costal atuam até sábado (09) na Vila Gabriel, Vila Santana, Cidade Jardim, Jardim Simus, Jardim Magnólia e Jardim Europa. Já nebulização pesada, com os aparelhos acoplados em caminhonetes acontece nesta sexta-feira (08) nas Vila Hortência, Vila Angélica/Ana Maria; Vila Santana; Jardim Brasilândia, Mineirão, Vila Melges; Jardim Hungarês, Neuza Maria, Maria Christina; Éden e Vila Helena, e será retomada na segunda-feira.
A Divisão de Zoonoses informa que as ações serão realizadas somente se as condições climáticas forem favoráveis. Também é possível acontecer alterações nos horários, pois há a possibilidade dos agentes terminarem o trabalho antes ou depois do previsto.
Números
A quantidade de novos casos de dengue em Sorocaba está em queda pela terceira semana consecutiva. Nesta que é a 17ª semana epidemiológica de dengue do ano, foram identificados 2.531 casos do dia 23 a 29 de maio, o menor número desde fevereiro. Neste ano, até o dia 29 de maio, Sorocaba registrou 48.624 casos de dengue, dos quais 11.703 confirmados por critério laboratorial e 36.921 prováveis, categorizados por meio de constatação clínico-epidemiológica. Os óbitos notificados no período somam 22 e há quinze mortes suspeitas que foram descartadas, sendo que outras catorze estão sob investigação.