A Prefeitura de Sorocaba vai oferecer neste mês de setembro aulas gratuitas de mangá, teatro, futebol, pintura, fuxico e street dance aos adolescentes entre 12 e 29 anos no Centro Comunitário Iporanga 2. Para frequentar uma ou mais oficinas, basta apenas que os jovens interessados façam a inscrição e garantam a vaga.
Administrada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a unidade tem como objetivo garantir aos adolescentes um local para a educação não formal, cursos profissionalizantes e experiências de lazer em geral. Além disso, é um espaço aberto para manifestações culturais e artísticas propostas pelos próprios jovens e pode ser usado para ensaios, eventos de grupos musicais e de dança, entre outras apresentações.
Para participar das aulas, os jovens devem levar RG e CPF e se inscrever na oficina de seu interesse na própria unidade. O Centro Comunitário do Iporanga 2 funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado na avenida Hollingsworth, 1.800. Mais informações pelo telefone (15) 3228.3622.
Veja a programação de setembro:
– Fuxico – segundas-feiras, das 8h às 11h;
– Mangá – segundas-feiras, das 13h às 16h;
– Teatro – terças-feiras, das 15h às 17h;
– Futebol – quintas-feiras, das 15h às 17h;
– Pintura – quartas-feiras, das 14h às 17h;
– Street Dance – sextas-feiras, das 15h30 às 17h30;
Futuro Jovem e Projeto Claves
Ainda neste mês de setembro, a Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social também realizará no Centro Comunitário os encontros dos projetos “Futuro Jovem” e “Claves”.
O “Futuro Jovem” acontecerá nesta sexta-feira (dia 4), das 15h30 às 16h20. A iniciativa visa mostrar aos adolescentes que frequentam a unidade todas as maneiras de acesso a um curso superior. A ideia é também mostrar a importância de ter um curso superior para conseguir melhorar a renda familiar.
Durante o bate-papo, a equipe da Coordenadoria da Juventude vai mostrar um pouco mais sobre este universo, tirar dúvidas e apontar possíveis caminhos para o jovem dar início e trilhar o Ensino Superior. Entre os assuntos tratados estão: como funciona o Enem, o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e a Educação a Distância (EaD).
Já o Projeto Claves será realizado nos dias 10 e 17 de setembro, das 14h às 14h50. Trata-se de um trabalho de orientação sobre maus-tratos e violência sexual junto aos adolescentes que frequentam a unidade. A ação visa promover o fortalecimento dos adolescentes para enfrentar situações de maus-tratos e violência sexual, além de impedir as situações de abuso, interrompendo-as ou minimizando as consequências das que já ocorreram.
Para isso, a cada encontro, são realizadas oficinas com material próprio do Programa Claves Brasil, utilizando diferentes estratégias para que os adolescentes identifiquem emoções, trabalhem situações que possam ocorrer na vida cotidiana, refletindo quais podem apresentar risco de maus-tratos de qualquer tipo, seja físico, emocional ou sexual.