Centenas passeiam na Locomotiva 58, no aniversário de Sorocaba

Por: Leandro Nogueira

Foto: Adriana Massa

Alguns recordaram a infância enquanto outros experimentaram como é passear em um antigo trem maria-fumaça. Foram sensações vividas por cerca de 300 sorocabanos surpreendidos com a oportunidade de andar na Locomotiva 58, neste aniversário de 364 anos da cidade. O prefeito José Crespo foi um dos passageiros e anunciou que nos próximos dias, acompanhado do prefeito de Votorantim, se reunirá com representantes do Grupo Votorantim, na intenção de conquistar a autorização do uso da linha férrea para viagens turísticas.

O percurso com o prefeito na tarde desta quarta-feira (15) foi da Estação Paula Souza até as imediações do quartel Tiro de Guerra, pouco adiante da extinta fábrica Santa Maria. O trem partiu às 12h41 e durante 23 minutos foi feito o trajeto de ida e volta, totalizando cerca de dois quilômetros. Em companhia dele estavam secretários municipais, vereadores, assessores e membros do Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba.

Das ruas ou janelas de imóveis com vistas para a linha férrea, jovens, adultos e idosos paravam para ver, para aplaudir e acenar. Um dos passageiros que fez o percurso com o prefeito, Aparício Tarcitani, emocionou-se quando o trem passou em frente o imóvel onde nasceu, em 1939, na Vila Assis. Do interior do vagão e apontando para a residência de número 76 da rua Antônio Pires, ele dizia com os olhos brilhantes “foi ali que eu nasci e morei até os 11 anos, brincava nessas ruas e no campinho de futebol que vinha até a margem desse trilho, no local onde passa hoje a rua Dr. Moreira Salles.

O prefeito José Crespo autorizou no ano passado a reativação da histórica Locomotiva 58 e segue trabalhando para implantar o trem turístico, com viagens de Sorocaba até Votorantim. O presidente do Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba, Eric Mantuan, disse que esse foi o quarto passeio festivo da locomotiva, os dois primeiros sem passageiros e os dois recentes com passageiros no único vagão com capacidade para 60 pessoas. “Como muita gente se aglomerou no ponto de partida e pediu para também fazer o passeio, demos essa oportunidade para cerca de 300 pessoas, nessa festiva data”, comemorou Eric Mantuan.