Cerca de 100 crianças entre 3 e 5 anos de idade, matriculadas no Centro de Educação Infantil “Dona Duzolina Batiolla Pagliato” (CEI-40), no Jardim Leocádia, participaram nesta segunda-feira (dia 23) de atividades lúdicas oferecidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Além de ouvirem um conto alusivo ao tema, a garotada ganhou pintura de um peixe nas mãos e plantaram hibiscos na unidade.
A atividade integra a programação do evento “Conectando rios, peixes e pessoas”, que comemora o Dia Mundial da Migração de Peixes (24 de maio). O objetivo é sensibilizar sobre os impactos ecológicos do represamento dos rios, sobre os peixes migratórios – que são aqueles que sobem até a cabeceira dos rios para a desova -, além de facilitar a compreensão das pessoas sobre a importância dos rios sem represamentos, dos peixes migratórios e as suas necessidades para a população.
Para trabalhar o tema com as crianças, a Secretaria do Meio Ambiente adota uma foram lúdica e divertida para que elas retenham os ensinamentos passados na ação. Para cada faixa etária são escolhidas estratégias diferentes de conscientização.
A turminha da creche III A, da “tia” Mara, foi a primeira a receber as atividades, logo pela manhã. Sentadas em círculo, elas ouviram o conto “Beto, o peixe viajante”, de autoria da servidora pública Carolina Barisson, da Sema, que aborda a história de um peixe que se aventura pelo rio onde vive. Em seguida, a equipe de Educação Ambiental pintou peixinhos nas mãos dos alunos. Para finalizar a ação, foram plantadas 10 mudas de hibiscos no gramado do CEI, com a ajuda das crianças.
Valentina, de 3 anos de idade, uma das crianças do CEI-40 amou as atividades. “Gostei muito do peixinho na minha mão”, comentou. Gabriela, também de 3 anos de idade, preferiu a contação de história: “a viagem do peixe Beto foi uma aventura”, declarou.
Escolas ou grupos interessados em receber a ação educativa gratuitamente devem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br[1] ou pelo telefone (15) 3238.2366, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.