Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/cei-23-celebra-dia-do-indio-com-atividades-especiais/
Acessado em: 18/01/2026 - 21h12

CEI 23 celebra Dia do Índio com atividades especiais

Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Crianças aprenderam sobre vestimentas, costumes, alimentação e instrumentos indígenas

A terça-feira (19) começou diferente no Centro de Educação Infantil “Dolores Cupiam do Amaral”, o CEI 23, localizado no Jardim dos Estados. Em vez de passar a manhã na sala de aula, as crianças ficaram no quiosque do parque. Sentados, eles ouviam atentamente a explicação da bióloga Mariana Parra, que mostrava diversos elementos da cultura indígena. A atividade integra o calendário especial em alusão ao Dia do Índio, comemorado nesta data.

Bióloga do Sítio Reino Animal, Mariana apresentou aos pequenos como é a alimentação dos índios, seus costumes, as músicas e também suas vestimentas. Para isso, contou com a ajuda do Danilo, um voluntário que se caracterizou de índio a fim de deixar o momento mais lúdico e, assim, prender a atenção das crianças.

A atividade contou também com a parte prática. Na contação de história a criançada pode participar ativamente, representando os índios. Além disso, fizeram pinturas com tintas feitas de terra. Nesta segunda-feira, as professoras reproduziram uma oca no parque, mas as ações em alusão à data estão sendo realizadas desde o início de abril.

Conforme a professora da Creche 2 B, Adriana Santos Pinto, as atividades foram aprovadas pelas crianças. “Eles estão adorando. Principalmente porque estão vendo e pegando nos objetos. Desta forma é mais fácil aprender”, destaca. De acordo com a diretora da instituição de ensino, Katia Regina Pereira, o contato com a cultura indígena é importante para o desenvolvimento das crianças. “Elas nasceram em uma época mais tecnológica e urbana, então é necessário esse resgate cultural”. Conforme ela, o contato com a natureza sempre deve ser incentivado. “Ao aprender sobre os índios eles puderam ter um pouco mais de ligação com a natureza e isso vai servir de estímulo para as crianças”, completa.