CEI 03 retoma atendimento parcial nesta terça-feira
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Um dos prédios da escola continua interditado e a Prefeitura investiga causa dos problemas identificados no local
Pais de alunos matriculados na Unidade 2 do Centro de Educação Infantil “Dona Zizi de Almeida” (CEI 03), no Largo do Divino, participaram na última sexta-feira de reuniões com o secretário da Educação, Flaviano Agostinho de Lima, nas quais foram apresentadas as medidas emergenciais que serão adotadas para atender as crianças enquanto está sendo disponibilizado um novo prédio para unidade. A previsão da Secretaria da Educação (Sedu) é de que em até dois meses toda a situação esteja definida. Enquanto isso, as 242 crianças de berçário e creche integral serão atendidas, provisoriamente, em outras creches cuja definição deve ocorrer na próxima semana.
Para que a situação seja regularizada, o atendimento está temporariamente suspenso para esse público até do dia 31 de julho. A medida é necessária devido à interdição da Unidade 2 do CEI 03, na Rua Capitão Pedro Tavares, 280, onde foram constatados – no último dia 13 – afundamento de solo e rachaduras. Já o atendimento às 232 crianças de pré-escola matriculadas na Unidade 1 do CEI 03, na Rua Luiz Mendes de Almeida, 734, está normalizado.
“Estamos mapeando a situação para que crianças possam ser atendidas por outras creches. Ninguém deixará de ser atendido e os pais estão sendo muito compreensivos ao serem esclarecidos nessas reuniões”, analisa o secretário. Os encontros com os pais ocorreram em horários distintos: às 8h, referente aos alunos do Berçário; 10h, para Creche I; 13h, para Creche II; e 15, para creche III.
Caso a caso
Diretora de gestão administrativa da Sedu, Edneia Maria Facci dos Santos explicou que cada caso de transferência será analisado e tratado pontualmente com os pais, de forma que a decisão minimize as dificuldades das famílias. “Estamos buscando o melhor encaminhamento, por isso essa reunião. Agora vamos estreitar essa aproximação, pois há famílias que querem a criança mais perto de casa e outras do local onde a mãe ou pai trabalha.”
O metalúrgico Osíris Ribeiro Valentim, 38 anos, é pai de gêmeas. Suas filhas de um ano e oito meses são alunas da Creche I do CEI 03 e sua preocupação é quanto à adaptação e definição de escola onde serão atendidas. “O receio era separá-las, mas me confirmaram que isso não vai acontecer. Querem que a mudança ocorra de forma menos traumática possível. Nesse sentido essa reunião foi boa, para dar transparência ao processo”, destaca.
Nessa mudança de ambiente escolar, as crianças terão o acompanhamento de educadores do CEI 03 e, na medida do possível, será privilegiada transferência de grupos de alunos para uma mesma unidade. “Isso tudo para manter os vínculos. A prioridade é manter o bem-estar da criança”, reitera Edneia. Quanto ao remanejamento provisório dos alunos, a Sedu não descarta a possibilidade de fornecer transporte ou passe escolar.
Novo imóvel
O secretário Flaviano espera que até a próxima semana seja definido o contrato de locação de uma chácara no Jardim São Carlos para abrigar em caráter emergencial o CEI 03. O imóvel fica a 2,5 quilômetros da Unidade 1 e já abrigou uma escola. O local tem 800 m² de área construída, num terreno de 2 mil m². Ali há 11 salas que poderão atender todas as 232 crianças.
“O local é espaçoso, seguro, agradável e as instalações precisam apenas de pequenas adequações nos banheiros para melhor atender as crianças de berçário. Essas adequações devem ser executadas pelo proprietário assim que o contrato for assinado”, aponta. Quanto às mudanças, Flaviano ainda conversou com a equipe do CEI 03 quanto à importância de manterem a tranquilidade nesse momento de mudança. “É necessário segurar a ansiedade, pois também é necessário reorganizar a vida dos funcionários das duas unidades.”
Laudos
A Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) apura as causas do afundamento de solo e rachaduras identificadas na Unidade 1 do CEI 03. Paralelamente, a Secretaria de Negócios Jurídicos (SEJ) protocolou na Vara da Fazenda Pública de Sorocaba uma Medida Cautelar de Produção Antecipada de Provas. Assim um perito vai também constatar a situação do prédio afetado e apontar as possíveis causas dos problemas constatados. A empresa que construiu a escola foi notificada quanto ao problema, uma vez que o prédio está dentro do prazo de garantia de obra, que é de cinco anos.
A Unidade 1 do CEI 03 foi entregue inicialmente em 2012, mas foram constatados problemas nas fundações do prédio e a empresa responsável pela obra fez as adequações necessárias, que foram concluídas em 9 de dezembro de 2013.
A Sedu ressalta que o calendário escolar será cumprido integralmente. Em caso de dúvida, os pais de alunos do CEI 03 podem entrar em contato com a secretaria pelos telefones (15) 3238.2188 ou (15) 3238.2203, ou pelo e-mail sedu@sorocaba.sp.gov.br
Tags:CEI, Educação Infantil
