Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/cata-treco-retirou-mais-de-220-toneladas-de-inserviveis/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h06

Cata-treco retirou mais de 220 toneladas de inservíveis

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

A sexta semana consecutiva da operação cata-treco fechou com nada menos que 223,5 toneladas de materiais inservíveis retirados das residências de vários bairros. Esta semana a ação desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), foi concentrada nos bairro São Lourenço, Mineirão, São Matheus, São Conrado, Jardins Montevidéu, Santo André e Guadalupe, Chácara Barreiro e Jardim Saint Monique.

Os materiais recolhidos são, em maioria, sofás, geladeiras, guarda-roupas, camas quebradas, pneus, tanques de lava roupas, latas e até vasos sanitários quebrados. No Aterro de Inertes, para onde são transportados, formam-se montanhas de inservíveis que os sorocabanos armazenavam em suas casas, principalmente nos quintais. O principal objetivo da ação é recolher quaisquer materiais que possam se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Mesmo com o anúncio antecipado da operação, realizado por um carro de som que passa geralmente no dia anterior ao recolhimento, os moradores só atentam para o descarte de inservíveis quando o caminhão já está passando. Os agentes atuam perguntando aos moradores se têm algum material para descartar.

Para o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, esse trabalho diário tem sido importante para retirar das casas materiais inúteis que podem armazenar água e, consequentemente, se tornar um criadouro do mosquito da dengue. “São os mais diversos tipos de objetos plásticos, metais ou de madeira que muitas vezes ficam expostos ao tempo e podem reter água e se tornar um risco à saúde pública”, afirma.

A Serp solicita a colaboração dos moradores dessas localidades no sentido de que só descartem móveis quebrados, eletrodomésticos velhos, latas e outros materiais em desuso. A Operação Cata-Treco não recolhe entulho, outros resíduos de construção ou lixo doméstico.

Na próxima semana (7 a 11) a operação percorrerá as ruas e avenidas dos Jardins: Botucatu, Ipanema Ville, Betânia, Califórnia, Sol Nascente e Monterrey. A ação tem o apoio das Secretarias municipais de Saúde (SES) e da Cultura.