Se você mora em um desses bairros e tem algum objeto ou material que não usa mais e quer fazer o descarte de forma correta, deve aproveitar a oportunidade. Os caminhões da operação cata-treco percorrerão as ruas dessas comunidades a partir das 9h desta sexta-feira, dia 22. Em quase dois meses já foram recolhidas 460 toneladas de materiais que estavam nas residências.
A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), com apoio de voluntários ligados ao Santuário de São Judas Tadeu, localizado no bairro no Central Parque, e das comunidades de paróquias da região Oeste da cidade, para organização e divulgação da ação. O principal objetivo da operação cata-treco é recolher das casas materiais inservíveis que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Nesta quinta-feira (21), a ação esteve concentrada nos Jardins Capitão e São Carlos de onde os caminhões da operação recolheram cerca de 10 toneladas de materiais inutilizados, tais como madeira, vasos sanitários quebrados, móveis velhos e eletrodomésticos.
Segundo a Serp, nas próximas semanas as equipes continuarão percorrendo as ruas de bairros da Zona Oeste, recolhendo resíduos de grande volume a fim de evitar que os mesmos sejam descartados em locais impróprios, trazendo transtornos para a população.
Outra preocupação relacionada ao acúmulo desses recipientes é a possibilidade de se tonarem depósitos de água parada, servindo de criadouros para o mosquito transmissor da dengue e das febres chikungunya e zika.
Os moradores devem ficar atentos para deixar nas calçadas, em frente de casa, todo o material que desejam descartar. A ação da Serp é exclusiva para recolhimento de materiais inservíveis e não são removidos lixo orgânico doméstico e entulhos ou resíduos de construção civil.