Nesta quarta-feira (16), os moradores da Vila Gabriel, em Sorocaba, aproveitaram para descartar móveis velhos, objetos plásticos, metais, madeira e sucata de produtos eletroeletrônicos com ajuda dos caminhões da Prefeitura Municipal de Sorocaba, que trabalham na operação Cata-treco. Nesta quinta (17) e sexta-feira (18), os caminhões da Prefeitura vão percorrer as ruas da Vila Pereira e da Vila Santana.
O trabalho começa sempre a partir das 9h, mas antes desse horário os moradores devem deixar nas calçadas todo o material que é para ser recolhido. Foi o que fez a aposentada Maria Prestes Vasconcelos, com os vários objetos que não tinham mais utilidade para ela, entre eles um sofá antigo. “Essa operação é muito boa, espero que passe por aqui sempre.”
A manicure Alessandra de Oliveira Pereira aproveitou para se livrar, nesta quarta-feira, de um colchão velho e pedaços de madeira. “Essa operação ajuda muito porque eu não teria condições de pagar pelo serviço de uma caçamba particular”, explica. Ela conta que faz vistoria no quintal diariamente, para não acumular água parada e afastar o risco de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya.
738 toneladas
A operação Cata-treco é desenvolvida por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp) da Prefeitura e está em sua 21ª semana consecutiva. Iniciada em outubro, a operação já percorreu ruas e avenidas de 145 bairros de todas as regiões da cidade, resultando no recolhimento de 738 toneladas de materiais.
Todo o material recolhido é levado ao Aterro de Inertes da prefeitura. A Serp lembra que não são recolhidos na operação: lixo doméstico, entulho (resíduos de construção) e resíduos de capina e poda (folhas, galhos e mato em geral).