A partir das 9h desta quinta-feira (18), os caminhões da operação cata-treco, desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), percorrem as ruas do Nova Esperança. Os moradores que armazenam em suas casas móveis velhos, objetos ou qualquer outro material inservível que desejam descartar, devem deixá-los nas calçadas de suas casas.
Serviço itinerante da Prefeitura, a ação continua nesta sexta-feira (19), no Nova Esperança, encerrando o trabalho na Zona Oeste da cidade. A partir de segunda-feira (22), os esforços da operação estarão concentrados nas vias dos bairros da Zona Leste. A ação recolhe, nos bairros por onde passa, sucatas e utensílios domésticos em desuso, pneus, móveis, colchões, geladeiras, embalagens de vidro, metal, papel e de plástico.
Além de atentar para a saúde preventiva da população, a operação cata-treco ainda colabora com o meio ambiente, pois evita que objetos sejam descartados em locais inapropriados. O sistema de recolhimento de materiais ainda atua na erradicação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya.
Esta é a décima sétima semana da ação iniciada em outubro, com mais de 575 toneladas de materiais recolhidos das residências sorocabanas de dezenas de bairros da área urbana. A Serp solicita aos munícipes que desejarem fazer o descarte de materiais, que os deixem nas calçadas em frente as suas casas, facilitando assim o trabalho dos coletores.
Todo o material recolhido é transportado para o Aterro de Inertes, localizado no Retiro São João. Ali, boa parte desses inservíveis é reciclada pelas cooperativas e o que não pode ser reaproveitado segue para o Aterro de Iperó.