A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), prossegue com a operação cata-treco nos bairros da Zona Leste. A partir das 9h desta quinta-feira (25), os caminhões percorrem as ruas das Vilas João Romão, Zacarias e Sabiá, recolhendo todo tipo de materiais inservíveis, como móveis velhos, produtos eletroeletrônicos, materiais em metal, madeira, louça ou plástico.
Para fazer o descarte correto desse material, normalmente armazenado nos quintais das casas, o cidadão é obrigado a contratar o serviço de uma empresa de caçambas, para fazer o descarte. Daí a razão pela qual os moradores devem aproveitar a passagem dos caminhões para se livrar de materiais inservíveis sem precisar pagar qualquer valor por isso.
Por onde passam, os caminhões da operação cata-treco recolhem sucatas e utensílios domésticos em desuso, pneus, móveis, colchões, geladeiras, embalagens de vidro, metal, papel e de plástico. Além de atentar para a saúde preventiva da população, a operação cata-treco ainda colabora com o meio ambiente, pois evita que objetos sejam descartados em locais inapropriados.
O sistema de recolhimento de materiais ainda atua na erradicação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya. Iniciada em outubro do ano passado, a operação está no 79º dia, com um saldo superior a 610 toneladas de materiais recolhidos das residências sorocabanas.
Vale ressaltar que neste trabalho não são recolhidos lixo doméstico, entulho (resíduos de construção), resíduos de capina e poda (folhas, galhos e mato em geral). Em função do volume de materiais ou de chuvas, pode haver alteração na programação do serviço, prevista para ocorrer nesta quinta-feira nas Vilas Zacarias, João Romão e Sabiá, e na sexta-feira, na Vila Colorau.