As Casas do Cidadão de Sorocaba, unidades de relacionamento entre a Prefeitura Municipal e o cidadão, coordenadas pela Secretaria de Cidadania e Participação Popular (SECID), têm projetos aprovados que em breve trarão melhorias à população. Um deles é o de acessibilidade, e outro, de digitalização do sistema de atendimento. Em parceria com a Sedeter, as unidades contarão ainda, com os treinamentos do Time do Emprego.
Os novos serviços tem como objetivo, melhorar a qualidade do atendimento ao público, tanto em rapidez, quanto em eficácia, permitir que pessoas com deficiência tenham total acesso ao espaço, e ainda, através do Time de Emprego, levar a oportunidade para mais perto do munícipe que deseja se qualificar para o mercado de trabalho.
A Secretária de Cidadania e Participação Popular, Suelei Gonçalves, comenta as novidades. “As unidades das Casas do Cidadão são para todos, então, sem dúvidas, é muito gratificante para nós garantir que todas as pessoas possam usufruir de todos os serviços, e ainda mais, com um atendimento de qualidade. Também estamos muito felizes com a parceria da Sedeter, pois, o Time do Emprego tem aberto muitas portas através de suas qualificações”, destacou.
A princípio, os treinamentos do Time do Emprego para as primeiras turmas, em todas as Casas do Cidadão, viabilizando uma junção apenas entre as unidades de Brigadeiro Tobias e Éden pela baixa procura nesses bairros, terão início na segunda quinzena de junho, e uma próxima edição do curso, para novos interessados, deverá acontecer no mês de julho. Com menos de um mês de divulgação, o número de inscritos chegou a 252 e teve as inscrições encerradas.
Em todas as unidades também, que até então, só apresentam escadas, serão implantadas nos próximos meses, plataformas elevatórias que darão à pessoas com dificuldades de locomoção, acesso ao auditório, se tornando totalmente acessível ao público.
A digitalização do sistema, está em andamento com a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, sendo feita a criação de um software de gestão, que vai possibilitar ao cidadão realizar o seu pré-atendimento, escolhendo em uma tela qual o serviço desejado e, em seguida, recebendo sua senha para o atendimento específico. O sistema atual é analógico, manual, que demanda mais custos de manutenção e corre o risco de apresentar erros, assim, trocando pelo digital, além da facilidade, os indicadores ficarão mais precisos, pois, automaticamente a planilha de atendimentos será alimentada.
“Nós visamos sempre o bom atendimento ao cidadão, e queremos cada vez mais, garantir agilidade e o maior conforto possível. Sem contar que com a digitalização, por exemplo, nosso indicador de atendimentos ficará mais exato, trazendo maior controle e organização”, finaliza o Chefe da Divisão de Atendimento ao Cidadão e facilitador do Time do Emprego, Erik Esbegue.
Casa do Cidadão
Localizadas geograficamente de forma estratégica pela cidade, para melhor atender aos munícipes, as Casas do Cidadão estão no Jardim Ipiranga, Éden, Brigadeiro Tobias, avenida Itavuvu, avenida Ipanema, avenida Nogueira Padilha e Paço Municipal.
Além de oferecer serviços próprios da Prefeitura, bem como da administração indireta – como é o caso da Urbes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a Prefeitura mantém parcerias com instituições como CPFL Piratininga, em todas as unidades, Tribunal de Justiça de São Paulo, Correios e Procon, em algumas unidades.
Atendimentos de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, na unidade do Paço, e das 9h00 às 17h00, nas demais unidades.
Serviços:
Prefeitura / Divida Ativa
Urbes
SAAE
CPFL
(Na unidade Brigadeiro Tobias somente atendimento eletrônico)
CEJUSC
(Exceto na unidade Paço)
Correios
(Somente nas unidades de Brigadeiro, Itavuvu e Ipiranga)
Procon
(Somente nas unidades da Nogueira Padilha, Itavuvu, Ipiranga, Paço e as sextas-feiras também na unidade de Brigadeiro Tobias.)