Casamento Comunitário 2016 terá 96 casais

Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br

Um total de 96 casais participará da edição 2016 do Casamento Comunitário. Isso porque na manhã deste sábado (2), última oportunidade para inscrição, compareceram ao auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), 25 casais, sendo que outros 71 casais já haviam realizado a inscrição no dia 5 de março.

O Casamento Comunitário é uma ação do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS) que, em parceria com os cartórios de registro civil da cidade, proporcionam uma benção ecumênica e a união civil, sem custos, para casais residentes em Sorocaba com renda de até 3 salários mínimos.

Os casais foram recebidos pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio, e pela secretária de Desenvolvimento Social e vice-prefeita, Edith Di Giorgi. Eles assistiram ao vídeo da cerimônia do ano passado e tiraram dúvidas sobre a bênção ecumênica e trâmites burocráticos. Em seguida, foram atendidos por voluntários para efetuar a inscrição.

Os casais inscritos têm em comum, principalmente, o desejo de regularizar a união estável perante a Lei. É o caso do casal Jamile Tavares da Silva, de 26 anos e Fabiano Iaque, de 37 anos. Há quatro anos morando juntos, eles contam que a questão financeira sempre foi um fator que os impedia de casar. “A gente dava prioridade para outras questões e o casamento sempre era adiado”, explicou Fabiano. A prima do casal, que já havia feito a inscrição, os avisou da oportunidade oferecida pela Prefeitura e eles não pensaram duas vezes. “Foi uma surpresa muito grande quando ele me pediu em casamento e estou muito feliz”, falou Jamile.

Maria Inês Pannunzio falou do significado deste projeto para quem organiza. “Para nós, é uma grande alegria poder realizar o sonho do casamento e regularizar a união de tantos casais. Por serem muitos casais ao mesmo tempo, essa alegria é potencializada. Tudo isso se torna ainda mais significativo com a festa, o curso de noivos e a confraternização”, falou Maria Inês.

O curso de noivos e a bênção ecumênica acontecerão no dia 14 de maio, no Shopping Cidade. Neste dia, a partir das 15h30, eles assistirão a palestras sobre temas como afetividade e sexualidade, planejamento familiar, entre outros. A participação no curso de noivos é obrigatória.

Ao som da tradicional marcha nupcial e da cantora Teresa Baddini, às 18h, tem início a bênção ecumênica, que será feita mais uma vez pelo advogado Anselmo Neto, que já realiza alguns trabalhos nesse sentido na cidade.

Após a cerimônia, os casais e seus convidados participam da confraternização onde são distribuídos bolo e refrigerante. Eles também poderão tirar fotos junto ao um bolo decorativo como recordação.

Neste dia, os casais também receberão o encaminhamento para o casamento no civil, a ser realizado diretamente nos cartórios, em data a ser agendada.

A próxima etapa do Casamento Comunitário é a prova dos vestidos de noiva. As noivas que manifestaram interesse em usar os trajes tradicionais devem comparecer no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social, que fica na Rua Santa Cruz, 116, no dia 16 de abril, das 9h às 11h. Serão emprestados aos casais 22 vestidos de noiva e 25 camisas sociais.

O Casamento Comunitário tem o apoio dos cartórios de registro civil, do Jornal Cruzeiro do Sul, Leila Savioli Bolos e Doces, Gráfica Cistiam, Carrefour, Fundec, Teresa Baddini, Escola de Cabeleireiros Kátia e Shopping Cidade.

Tags:, ,