Casa do Cidadão testa sistema digital para agilizar atendimentos

Por: Secom

A Casa do Cidadão Paço Municipal começou a operar em fase de testes, há cerca de 10 dias, um novo sistema digital para atendimento à população. Assim que estiver plenamente em funcionamento, a expectativa é melhorar as condições da prestação dos serviços pelas unidades, com a redução do tempo de espera e uma maior precisão no banco de dados e estatísticas relativas aos atendimentos.

 O SGA é um software livre, que possibilita o gerenciamento dos atendimentos desde a solicitação pelo interessado até a conclusão do serviço, diferentemente do atual sistema analógico. Por meio de conexão pela internet, ele permite uma integração de informações entre o painel para a retirada das senhas, os computadores usados pelos atendentes e o monitor pelo qual os cidadãos são chamados aos guichês. A área de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Sorocaba fez adaptações do programa às necessidades da Casa do Cidadão, sem gerar custos ao Poder Público.

Uma das principais vantagens do SGA em comparação ao sistema analógico atual é que, a partir do momento em que o cidadão retirar sua senha, cada atendente terá no próprio computador uma visão geral de quantas pessoas aguardam pelo chamado e a chegada de novas solicitações. Quanto ao atendimento em si, assim que concluído, o funcionário sinaliza qual o tipo de serviço prestado e o sistema registra o tempo de execução, permitindo a chamada do próximo. Além disso, outra mudança importante é que todos os guichês ficam habilitados para chamar senhas preferenciais, pois o atual sistema analógico permite apenas que cada setor em cada Casa disponibilize apenas um guichê para este tipo de atendimento.

De acordo com a secretária da Cidadania e Participação Popular, Suélei Gonçalves, o SGA foi instalado inicialmente na Casa do Cidadão Paço Municipal em fase de testes, pois ainda passa por alguns ajustes técnicos. Após a conclusão desta etapa, o sistema será gradativamente estendido a todas as unidades. Já sobre o ponto de vista da gestão, a secretária explica que o programa garantirá mais precisão aos bancos de dados relativos ao total de atendimentos, tipos de serviços prestados e os tempos médios de espera e de execução dos trabalhos. “O sistema nos fornecerá estatísticas mais precisas, para que possamos entender e analisar nossas necessidades e assim, aprimorar nossos serviços”, destaca.

Os sorocabanos contam com sete Casas do Cidadão, unidades descentralizadas de serviços públicos localizadas em regiões estratégicas da cidade. Atualmente, são cerca de 100 tipos de atendimentos oferecidos pela Prefeitura; Saae; Urbes; CPFL; Correios (Itavuvu, Ipiranga e Brigadeiro Tobias); Procon (Ipanema, Nogueira Padilha e Ipiranga); Cejusc (conciliação judicial); e PAT (Ipanema. Ipiranga e Itavuvu).

Muito mais por Sorocaba!

Tags: