Casa do Artesão é inaugurada em noite de comemoração para os artistas de Sorocaba
Por: Sandra Fonseca
É segurando uma escultura em artesanato, com a imagem de um Buda feito em madeira MDF, pintado com a técnica que imita pedras, que a artesã Margarida Okubo, que faz trabalhos manuais há 20 anos comemora a inauguração da Casa do Artesão, no 1º Piso do Bloco B, do Pátio Cianê Shopping, no Centro de Sorocaba.
A cerimônia de inauguração do espaço, na noite dessa terça-feira (16), marcou a conquista da artesã Margarida e de todos os artesãos de Sorocaba, que agora vão ter um espaço para expor e vender seus trabalhos manuais.
A loja é fruto de uma parceria entre o shopping e a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter). São sete associações de artesãos, que a partir de agora vão expor para a venda as obras de mais de 50 profissionais.
Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, Lilian Crespo, o espaço era um sonho dos artesãos da cidade, que ela sonhou junto, porque Sorocaba tinha apenas a feira do artesanato itinerante, faltava um espaço fixo para os artesãos venderem seus trabalhos. “É um momento ímpar porque eu imagino o que passa no coração de cada um desses artesãos sorocabanos, que sempre esperavam por um espaço deste. Graças ao shopping e a esta parceria com a Prefeitura de Sorocaba, estamos permitindo que os artesãos consigam dar o primeiro passo”, diz a primeira-dama.
Artesão há mais de 30 anos, Marco Antônio de Oliveira herdou do pai a habilidade com os trabalhos manuais. Marco faz esculturas de madeira, com figuras que representam os Tropeiros. Até então, o artesão vendia seus trabalhos só pela internet. Agora, com a Casa do Artesão, ganha um espaço mais acessível. “É um lugar bem rico e digno. Vamos tentar agora, com essa novidade, explorar um novo público, mostrar o nosso trabalho para mais gente, que talvez não conheça muito bem o artesanato”, comemora Marco Antônio.
A Casa do Artesão funciona no mesmo horário das demais lojas do shopping (10h às 22h). “Este espaço vai valorizar mais o artesanato de Sorocaba, porque está num ponto de acesso ao público e aqui encontramos uma mistura de artesãos e suas obras, isto vai enriquecer muito a nossa arte”, conclui a artesã Margarida Okubo.
Tags:Cultura, Desenvolvimento Econômico, fss, fundosocial
