A partir de 1º de junho, o Chalé Francês sediará a Exposição Fotográfica Maratona no Rio Sorocaba, que contará com 50 fotografias coloridas de autoria de 20 fotógrafos amadores e profissionais. As imagens vão retratar em um contexto histórico as belezas do rio e suas margens. A entrada será gratuita.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), a mostra é fruto da Maratona Fotográfica “Rio Sorocaba”, realizada em março deste ano em comemoração ao Dia Mundial da Água e ao Dia do Rio Sorocaba (22 de março), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba.
“O nosso objetivo foi de valorizar e mostrar a importância do rio Sorocaba para a cidade e seus habitantes, assim como ampliar o acervo iconográfico da paisagem de Sorocaba e revelar novos talentos na área de fotografia”, explica o secretário da Cultura e Turismo, Werinton Kermes.
A ação contou com a participação de fotógrafos amadores e profissionais que percorreram trechos do rio Sorocaba para registrarem os melhores ângulos deste importante manancial da cidade. São eles: Ana Paula Santos, Darlene Aparecida Mondini, Dayane de Oliveira Endo, Edeson Souza, Edvania Moreira, Hamilton Ferreira, Haroldo Santana, Hilda Martins, Jeniffer Caroline Bueno, João Pedro Corrêa Rodrigues da Silva, José Maria Lucena Antonio, Marcio Antonio Moraes, Marilda Aparecida Corrêa, Marisa Cristine Gonçalves Abeid, Meire Aparecida Camargo Garcia, Reginaldo Bueno de Almeida, Sérgio Schreiner Ribeiro, Simone Sabbadin, Susana Rocha e Vanessa Correia Santana.
De acordo com o fotógrafo Edeson de Souza, do Grupo Imagem, a Maratona Fotográfica foi fundamental para preservação da memória e valorização da importância do rio Sorocaba para a cidade.
A mostra poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, até o dia 20 de junho. O Chalé Francês está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro de Sorocaba, no Jardim Maylasky, ao lado do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e da Casa 52. Mais informações pelos telefones (15) 3211.0143 ou (15) 3211.0578.