Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/carne-de-segunda-tera-shows-e-exposicao-artistica-no-chale-frances/
Acessado em: 17/01/2026 - 09h29

“Carne de Segunda” terá shows e exposição artística no Chalé Francês

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Alexandre Lombardi - alombardi@sorocaba.sp.gov.br

Nesta segunda-feira (dia 12), das 19h às 23h, a população está convidada a conferir gratuitamente a nova temporada do “Carne de Segunda”, organizado pela Rasgada Coletiva, no gramado do Chalé Francês. No espaço serão realizadas apresentações musicais dos grupos Mama Gumbo e Meneio, além de exposição de artes visuais do Coletivo Gamabá.

O projeto foi viabilizado pelos recursos financiados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (LINC), e terá outras cinco edições, sendo realizada uma por mês até março de 2016. O evento também tem apoio do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).

Mama Gumbo é um grupo instrumental criado em 2004 no subúrbio da cidade de São Paulo. A formação atual conta com os músicos Alex Cruz (piano e teclados), Tiago Rigo (bateria), Luiz Jesus (contrabaixo) e Márcio Bononi (percussão e efeitos). A sonoridade do grupo é calcada no experimentalismo e na improvisação, unindo ritmos de jazz, blaxploitation, música brasileira, música moderna, trilha sonora e diversas outras fontes de uma maneira atual e com muita personalidade. As apresentações englobam diversas linguagens artísticas e trazem ao palco performances, dança, projeções e artes plásticas, enquanto o som se expande de forma louca e frenética.

Já o grupo Meneio foi formado em 2013 por músicos que possuem um histórico de trabalho em diversas bandas e outros projetos dentro da cena instrumental. A banda trabalha em músicas autorais que partem de narrativas sensoriais, construídas por meio da mistura de instrumentos orgânicos e eletrônicos, com influências de trilhas sonoras, soundscapes, elementos de post-rock e trip-hop. Com a colaboração de vjs, fotógrafos e videomakers, as apresentações têm cenografias visuais específicas, criando um ambiente sinestésico que potencializa a experiência do show. Meneio é formado por Jovem Palerosi (guitarra e eletrônicos), Eduardo Rodrigues (sintetizador e samples), Adeniran Balthazar (baixo) e Zé Guilherme Aquiles (bateria).

O Coletivo Gamabá levará a exposição “Sorocaba em Mim” e seus diferentes olhares sobre a cidade ao Chalé Francês. A exposição conta com obras de diferentes linguagens dos artistas Ana Esmeralda dos Santos da Silva, Dimas Fernando Glauzer, Laudicéia Nascimento, Luiz Terra, Beatriz Ferrão, João Tortello, Juliana Franco da Rocha, Laís Fernanda Alexandre e Bianca Yoshiko Sumida.

“Sorocaba em Mim” mostra a poética pessoal de cada artista do coletivo, o seu olhar sobre a cidade e as diversas possibilidades oferecidas por ela e colocadas em um ponto no qual as obras se ramificam alcançando também a esfera educacional, impulsionando a questão da arte como forma de resistência e reavivamento cultural.

Gamabá é um coletivo de artistas e experimentadores de Sorocaba, fundado em maio deste ano com o objetivo de, por meio da diversidade de linguagens e formas artísticas, realizar produções de cunho psicológico, sensorial, emocional, histórico-social, físico e de outras possibilidades que possam nascer e dar continuidade ao florescer de novas ideias.

O Chalé Francês está localizado na Praça Matheus Maylasky, na avenida Afonso Vergueiro, em frente à Estação Ferroviária, no Centro.