Caps participam de encontro de integração e aprimoramento

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Os profissionais das sete unidades de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município participaram, na manhã desta sexta-feira (02), de um encontro realizado no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista. A proposta é promover a aproximação, integração e aprimoramento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

A atividade que faz parte do Projeto de Educação Permanente – Percursos Formativos, realizado pelo Ministério da Saúde e desenvolvido em Sorocaba em parceria com a Secretaria de Saúde (SES), contou com a participação da médica, psicanalista e especialista em saúde mental, Regina Bichaff.

Em pauta, a política de diretrizes do modelo de Atenção em Saúde Mental como a substituição dos hospitais psiquiátricos por uma rede de serviços de base comunitária articulados à atenção básica; redução e progressiva desativação de leitos e, hospitais psiquiátricos; projetos de desinstitucionalização dos moradores, construção de uma rede de atenção psicossocial; serviços e recursos do território e construção de projetos de inclusão social.

Regina destacou que os Caps na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) são dispositivos estratégicos, atribuindo a eles, neste processo, a importância do acolhimento das pessoas de um território, de acordo com suas necessidades. A palestrante ressaltou ainda que esses espaços têm que dar prioridade aos projetos de vida de seus moradores. “Queremos que o Caps seja um local de passagem, e isso ocorre de várias formas. Podem ser curta, longa ou muito longa, depende das necessidades”, explica.

Para a coordenadora de Saúde Mental da SES, Mirsa Elisabeth Dellosi, o encontro serve para o fortalecimento dos profissionais envolvidos. “Os Caps são de suma importância na atenção psicossocial”, disse. Dentre os 7 Caps instalados no município, três são infantis Caps IJ, dois Caps III 24h e dois Caps AD 24h.

Tags:,