A Prefeitura de Sorocaba realizará mais uma edição do Projeto “A3P – Ambientação”, da Fundação Toyota do Brasil, junto aos servidores públicos municipais. A pré-inscrição será feita pelo link http://administracao.sorocaba.sp.gov.br/egp/[1] até esta sexta-feira (dia 8). Para efetivar a inscrição, os interessados deverão participar da palestra, que ocorrerá na próxima semana, no dia 14 de abril, às 14h, no Salão de Vidro do Paço Municipal. Estão sendo oferecidas 38 vagas.
Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Fundação Toyota do Brasil, com apoio da Escola de Gestão Pública “Dr. José Caetano Graziosi”, o objetivo do projeto é cumprir com as metas e ações do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Governo Federal, do qual a cidade participa desde novembro de 2014 com o intuito de promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental dentro dos ambientes de trabalho em órgãos e entidades públicos.
Já o Projeto Ambientação, da Fundação Toyota, visa à minimização de impactos ambientais no ambiente de trabalho, por meio de ferramentas de gestão que são multiplicadas aos funcionários da empresa.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, podem participar servidores públicos da Prefeitura de Sorocaba, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Fundação de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Sorocaba (Funserv), Câmara Municipal, Urbes – Trânsito e Transportes e do Parque Tecnológico de Sorocaba. Entre os requisitos estão ser funcionário público há mais de três anos, ter conhecimento intermediário e domínio do uso do Excel (planilhas, fórmulas, caixas de texto e gráficos) e ter autorização do superior hierárquico para participar do curso.
O treinamento terá início no dia 28 de abril e ocorrerá semanalmente às quintas-feiras, das 14h às 16h30, na Escola de Gestão Pública, até o mês de agosto. Ao todo, terá uma carga horária de 62 horas. Além do curso, o funcionário deverá ainda dedicar duas horas por semana para a aplicação das atividades propostas.
Durante as aulas, os participantes vão aprender a utilizar a ferramenta de gestão conhecida como Toyota Business Pratices (TBP), disponibilizada pela empresa, e que permite o diagnóstico claro sobre o real problema a ser vencido, onde e como ele ocorre e do que depende para ser solucionado. A metodologia ensina aos participantes do curso a fazer um diagnóstico, com indicadores e investigação da causa do problema, promover a resolução e o monitoramento.
Ao final do curso, os servidores públicos que cumprirem 80% de frequência nas atividades presenciais e todas as tarefas intrínsecas ao curso, como a apresentação e entrega de trabalhos, receberão um certificado. Os cursos certificados pela EGP serão reconhecidos para fins de Evolução Funcional, nos termos da Lei nº 8.346/2007 e do Decreto nº 22.119/2015.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3238.2366 ou no edital publicado no Jornal Município de Sorocaba da última sexta-feira (dia 1).