Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/capacitacao-sobre-hanseniase-reune-150-profissionais-de-saude/
Acessado em: 30/11/2025 - 10h05

Capacitação sobre hanseníase reúne 150 profissionais de saúde

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Programa Municipal de Controle da Hanseníase

O curso de imersão em Hanseníase, capacitação promovida pelo Programa Municipal de Controle da Hanseníase da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, reuniu 150 profissionais de Saúde, de Sorocaba e região, na última quinta-feira (8). O treinamento foi realizado no Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes, conhecido como Pirapitingui, em Itu.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle de Hanseníase da SES, Uiara Kaizer, ficou satisfeita com a adesão dos profissionais, que foram treinados também para a detecção precoce da doença. “Este treinamento foi uma estratégia para melhorar a suspeição da hanseníase para diagnóstico precoce da doença, a fim de evitar as sequelas que levam a tantas incapacidades. Então, quanto mais profissionais preparados, melhor”, disse.

Segundo Uiara, a hanseníase é considerada uma das doenças negligenciadas no País. “Por isso precisamos que os profissionais de saúde pensem nela, que ainda existe e que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial em maior número de casos”, completou.

O curso teve uma parte teórica e outra prática, e contou com a presença, entre outros profissionais renomados da área, do dermatologista e hansenologista do Instituto Lauro de Souza Lima, Jaison Antônio Barreto.

Sobre a doença

A hanseníase é um dos principais desafios da saúde pública e o diagnóstico precoce da doença é fundamental para a redução da transmissão e do risco de desenvolvimento de incapacidades físicas. É uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo, podendo variar de dois a até mais de dez anos.

As ações de orientação e diagnóstico precoce da hanseníase são realizadas durante o ano todo na rede municipal de saúde. Qualquer dúvida sobre a doença pode ser esclarecida diretamente na Policlínica Municipal de Especialidades, que fica no Jardim Santa Rosália, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Além de notificar os casos, o Programa Municipal de Controle da Hanseníase trata o paciente com medicamentos, fornece acompanhamento multidisciplinar e acompanhamento aos familiares.

Foto: Programa Municipal de Controle da Hanseníase Foto: Programa Municipal de Controle da Hanseníase Foto: Programa Municipal de Controle da Hanseníase Foto: Programa Municipal de Controle da Hanseníase Foto: Programa Municipal de Controle da Hanseníase Foto: Programa Municipal de Controle da Hanseníase Foto: Programa Municipal de Controle da Hanseníase