A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e da Secretaria da Saúde (Ses), inaugurou na manhã desta sexta-feira (01), o canteiro de plantas medicinais na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Carandá. Autoridades estiveram presentes.
A atividade faz parte do Projeto “Fito Sorocaba”, que visa promover o uso racional das plantas medicinais na atenção primária à saúde, resgatando o conhecimento popular, embasado no conhecimento científico.
A secretária de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Karen Castelli, demonstrou alegria em prestigiar o primeiro compromisso após assumir como titular da pasta. “É muito importante cultivarmos o plantio de mudas medicinais e o mais legal é a população fazer parte disso”, comentou.
Os vereadores Iara Bernardes e Renan Santos estiveram presentes e também ajudaram no plantio das mudas. O secretário da pasta de Habitação e Regularização Fundiária, Jessé Loures, prestigiou a inauguração da horta e afirmou estar muito grato em ter contribuído para o projeto ser colocado em prática e também está disposto a continuar trabalhando pelo bem da população.
A moradora do Residencial Carandá, Rosane Cardoso, esteve ajudando no plantio e sente-se disposta a cuidar da horta. “É muito bom para nós moradores daqui, é um progresso para nossa comunidade”, declarou.
Entre as mudas que foram plantadas no canteiro, estão as espécies de boldo, guaco, manjericão, melissa, capim cidreira e hortelã, todas estarão à disposição dos moradores do residencial e os médicos que atenderem na UBS, receitarão o uso dos fitoterápicos.
A técnica de enfermagem, Alzira Solange, representou a UBS e reforçou a importância do uso das plantas medicinais. “Essa ligação com a comunidade será muito boa, precisamos cultivar nossas raízes e usufruir dos benefícios dessas ervas”, finalizou.
O representante social do Sistema de Planejamento Real Integrada (PRI), Gabriel Bitencourt, foi um dos interessados que levou o projeto do canteiro para UBS do Carandá e afirmou estar feliz em concretizar isso além de ver as pessoas empolgadas no projeto.
As ações do “Fito Sorocaba” incluem o jardim sensorial de plantas medicinais do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, canteiros de plantas medicinais, doação de mudas em algumas UBSs, além da promoção do tema através de oficinas de capacitação e visitas monitoradas.
Até o momento, foram implantados canteiros de plantas medicinais nas UBSs Cerrado, Ulisses Guimarães, Laranjeiras, Ana Paula Eleutério, Cajuru, Lopes de Oliveira e Carandá.
Data: 01/09/2017
Natasha Amaral (programa de estágio) – Supervisão: Bia Negrão Duarte
E-mail: namaral@sorocaba.sp.gov.br[1]
Contato: (15) 3238-2492