Candidatos à casa própria têm até esta sexta-feira para contar com a ajuda do serviço público
Recadastramento no programa habitacional assegura mais justiça aos candidatos. A atualização valerá para o próximo sorteio, englobando 2.600 unidades em construção. O prazo on-line termina no domingo
As pessoas inscritas no Programa Minha Casa Minha Vida têm até às 16h desta sexta-feira (dia 10) para contar com o apoio do atendimento público e, assim, atualizar seu cadastro no programa habitacional do município. O chamamento realizado pela Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) no final de março dá como data limite de atualização o domingo (dia 12), visto que se trata de um procedimento eletrônico e que possibilita ao cidadão alterar seus dados a partir de qualquer computador.
O cadastro habitacional de Sorocaba conta com 55 mil interessados no financiamento público de imóveis e, até agora, cerca de 6 mil renovaram suas informações.
Com isso, e de acordo com as condições socioeconômicas, as informações serão avaliadas com base nos novos critérios de pré-filtro de seleção de inscritos que considera o risco social do candidato.
As mudanças no sistema foram determinadas pela Prefeitura de Sorocaba em consenso com o Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social. Participam dele os representantes da sociedade civil, que em acordo com as determinações da Política Municipal de Assistência Social, em consonância com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), definiram a vulnerabilidade e o risco social como mais um item de pontuação. As pessoas em maior risco e condições sociais totalmente desfavoráveis obtêm mais um ponto em sua classificação.
Também são objetos de pontuação a constituição familiar com um adulto, independente do sexo, e mais duas crianças de até 12 anos incompletos; a mulher arrimo de família; os núcleos familiares que possuam um portador de deficiência, famílias que tenham um membro com doença grave e aquelas que vivem em área de risco.
Como fazer
Quem não conseguir se dirigir a uma das unidades da Casa do Cidadão (veja abaixo) ou a uma unidade da Secretaria da Habitação para obter ajuda, poderá fazer a atualização cadastral por meio do endereço eletrônico www.sorocaba.sp.gov.br. Na página da Prefeitura há um link chamado “Nossa Casa” que direcionará o munícipe ao preenchimento do formulário específico.
Para ser atendido pessoalmente no serviço público, o interessado precisa apresentar os documentos comprobatórios de sua condição. São eles: Carteira de Trabalho; CPF; RG; comprovante de rendimento (folha de pagamento) de todos os membros maiores de 16 anos; documento de identificação de menores de 16 anos, comprovante de endereço em Sorocaba dos últimos cinco anos (2010 a 2015) em nome do interessado, e laudos médicos de portador de deficiência ou de doença grave. Quem tem o Cartão Cidadão também deve levá-lo.
Além das Casas do Cidadão, a própria Secretaria da Habitação, instalada no segundo andar do Paço Municipal, e o Posto de Atendimento Central da Sehab, localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 1.238, fazem a atualização.
Serviço:
Endereços das Casas do Cidadão
Casa do Cidadão Ipanema
Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena
Telefone: (15) 3313.1112/3223.3777
Casa do Cidadão Itavuvu
Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras
Telefone: (15) 3226.8192/3226.8157
Casa do Cidadão Éden
Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, 180, Éden
Telefone: (15) 3335.3480
Casa do Cidadão Ipiranga
Rua Estado de Israel, 424, Jd. Ipiranga
Telefone: (15) 3229.2950
Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias
Av. Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias
Telefone: (15) 3236.4371/3236.4295
Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência
Telefone: (15) 3233.9975
