Campolim e Éden recebem encontros para elaboração do Plano Municipal de Cultura

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O evento ainda contará com atrações artísticas gratuitas

 

A Secretaria da Cultura (Secult) estará neste fim de semana (dias 27 e 28), das 15h às 19h, no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, e na Praça José Bernardo de Andrade, no Éden, respectivamente. O objetivo é levar aos munícipes as metas do Plano Municipal de Cultura (PMC) para que possam opinar e, assim, ajudar na elaboração do documento.

A Secult quer envolver a população na elaboração do PMC de forma a tornar o processo mais transparente e democrático possível. O Plano estabelecerá as ações de cultura para um período de dez anos na cidade, reunindo e aliando os anseios da sociedade aos interesses e possibilidades do governo municipal.

A equipe da Secretaria da Cultura levará impressas as metas a serem avaliadas, divididas em seis eixos temáticos: Patrimônio Cultural; Gestão Pública da Cultura; Fomento à Produção e Formação Cultural; Acesso e Descentralização da Cultura; Diversidade Cultural; e Economia da Cultura.

Os munícipes receberão marcadores para escolher as metas e as equipes da Secretaria da Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) estarão no local para orientação em caso de dúvidas.

Os encontros ocorrerão até o dia 6 de março, sempre aos sábados e domingos, e serão realizados também no Jardim Ipiranga e Vitória Régia. Nos dois últimos finais de semana, o trabalho foi realizado em Aparecidinha, Parque dos Espanhóis, Nova Sorocaba e Parque das Águas.

Além disso, os sorocabanos também podem participar da consulta pública online para a elaboração do PMC. O documento estará disponível até o dia 6 de março no endereço cultura.sorocaba.sp.gov.br/consultapublica

Para participar, basta se cadastrar no site, entrar nas páginas dos eixos temáticos definidos para a construção do Plano Municipal de Cultura e opinar a respeito das metas propostas durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura. Informações e esclarecimentos podem ser obtidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3212.7280 ou ainda pelo e-mail secult@sorocaba.sp.gov.br

Atrações artísticas

O Parque Carlos Alberto de Souza receberá no sábado, às 15h15, o espetáculo Truques e Circarias, com a companhia Barracão da Vó. Com mágica e brincadeiras, a apresentação conta a história de dois palhaços amigos se que se encontram, porém um deles está triste porque roubaram sua bicicleta e o outro muito feliz porque vai comprar um carro. No meio deste conflito, mágicas e truques acontecem até um deles resolver convidar um mágico de verdade para mostrar o que é um truque profissional. É um espetáculo completamente interativo, no qual o público é parte integrante e sempre convidado a participar.

Às 16h15, a população poderá conhecer o Coesão Poética. O grupo teve início em junho de 2005, quando, ao final do concurso Depoesia 6, organizado pelo Instituto Darcy Ribeiro, os poetas Messias dos Santos e Ana Maria Lima convidaram outros poetas para se unirem e pensarem numa publicação coletânea de poesias. De pronto, os poetas Córdoba Jr., Gonçalves Viana, Gustavo Godzila, Nicanor Pereira e Tânia Orsi aderiram ao projeto, marcando o início do grupo.

O grupo contempla diversas correntes literárias como o Romantismo, o Modernismo, o Non Sense, o Simbolismo e o Parnasianismo e suas variações, sempre unidos pelo ideal da prática poética, sua divulgação e o desenvolvimento cultural da sociedade pela mais agradável forma de expressão – em seu sentido lúdico e didático: a poesia.

Na sequência, às 17h15, tem apresentação do “A Voz do Samba”, projeto criado em meados de 2012 pelo músico e compositor Luizinho Qxada em parceria com o Balakogê, que leva ao público uma autêntica roda de samba, cantando e contando fatos que marcaram a história do samba sorocabano.

Já no domingo, a primeira atração do Éden será às 15h15 com o espetáculo teatral “Tem Saci no meu quintal”, com o Grupo Saramuná. A peça conta a história de Clara e Lisa, duas primas que brincam no quintal da vó e disputam quem vencerá a brincadeira, com direito a um desejo muito grande.

Clara se lembra da história que a avó contava sobre um menino traquino que adorava pregar peças em todo mundo. E, reza a lenda, que se alguém jogar uma peneira dentro de um redemoinho pode capturá-lo. E se conseguir a sua carapuça será recompensado com a realização de um grande desejo. Clara e Lisa querem porque querem a carapuça do Saci. Numa empreitada cheia de fantasia, medo e traquinagem, as duas se deparam com a magia de poder realizar o seu desejo.

Em seguida, às 16h30, tem apresentação do projeto “A Voz do Samba” no local. Já às 18h, tem apresentação do Autoconceito, com os rappers Vinícius Mano e Fernanda Teka. O grupo já foi contemplado no edital “Prêmio de Cultura Hip Hop 2014 (Funart)” com o projeto “Intervenção H2” e lançou, em abril de 2015, seu primeiro disco, intitulado “Épico”. Inteiramente autoral, com 15 músicas, conta com participações especiais como as dos rappers Rebeld (SNJ), Zap-san e Visel MC (Família RZO), entre outros renomados do interior de São Paulo. Além da participação do músico Carlos Madia, o trabalho tem o arranjo de piano do instrumentista Beto Corrêa em uma das faixas.

Nos dois dias do encontro presencial, os moradores ainda poderão conhecer a exposição fotográfica “Refitando”, com 20 obras frutos de um desdobramento do workshop de fotografia homônimo realizado pelo fotógrafo José Neto, através do Núcleo de Formação Cultural, no Museu Histórico Sorocabano (MHS). A mostra foi realizada em maio de 2015, dentro da programação da 13º Semana Nacional de Museus.

Tags:, ,