Campeonatos varzeanos poderão ter alterações a partir de 2016
Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br
Visando aprimorar a dinâmica de realização dos campeonatos municipais de futebol varzeano nos próximos anos, a Secretaria de Esporte e Lazer (Semes) abriu consulta pública, nesta sexta-feira (13), conforme publicado no jornal Município de Sorocaba, na qual dirigentes de clubes, técnicos de equipes, atletas, torcedores e demais interessados poderão se manifestar sobre as mudanças propostas.
As novidades a serem implantadas a partir de 2016, no caso de haver manifestação favorável da maioria, consistirão em mudar o período de realização da “Taça Baltazar Fernandes” (Terceira Divisão) com o da “Taça Cidade de Sorocaba” (Primeira Divisão). Desta forma, o campeonato da terceira divisão receberia inscrições das equipes em janeiro e jogos aconteceriam entre fevereiro e abril. Já a divisão principal passaria a ser disputada no segundo semestre.
Com a medida, os times que disputam a “Taça Baltazar Fernandes” poderia realizar jogos também no horário entre 18h e 20h, em dias de semana, nos Centros Esportivos, fazendo o uso do Horário de Verão, algo que não é possível na “Taça Cidade de Sorocaba”, em razão das grandes torcidas. Já a “Taça Palácio dos Tropeiros” (Segunda Divisão) deve ser mantida no período tradicional, no meio do ano.
A alteração também é um pedido de torcidas do futebol profissional; sorocabanos que acompanham o campeonato paulista de futebol com as equipes São Bento e Atlético de Sorocaba.
Nesse período o EC São Bento e CA Sorocaba estão disputando o Campeonato Paulista de Futebol profissional, sendo que a realização da divisão principal do campeonato local (Taça Cidade de Sorocaba) acaba concorrendo com estes.
Em 2017
Em 2017, a proposta é de realizar o acesso dentro da própria temporada, com aumento no número de vagas. Assim, os quatro semifinalistas da “Taça Baltazar Fernandes” já se habilitam para a disputa da “Taça Palácio dos Tropeiros”, o mesmo ocorrendo em relação ao acesso para a Taça Cidade de Sorocaba. Nesta situação não seriam realizadas as semifinais e finais da terceira e segunda divisão, funcionando como campeonatos de pré-qualificação para a divisão principal. O rebaixamento também aumentaria para quatro equipes, válido para o ano seguinte.
De acordo com a Semes, todos que tenham interesse no assunto podem se manifestar sobre as mudanças propostas, apresentando sua concordância ou rejeição, enviando o posicionamento por escrito protocolado na própria Semes ou pelo e-mail semes@sorocaba.sp.gov.br
Os encaminhamentos devem ser feitos com a identificação da pessoa física ou jurídica. O período de manifestação vai de 16 de novembro a 16 de dezembro de 2015.
A Semes está localizada na Avenida Eugênio Salerno, 140, no Centro.
