Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira e cobertura continua baixa
Vacina está disponível nas 31 UBSs e a previsão é de movimento intenso nessas unidades de saúde
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza 2015 termina oficialmente nesta sexta-feira (22) e o índice de cobertura continua baixo em Sorocaba, aponta a Divisão de Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria de Saúde (SES). A imunização é gratuita.
A quarta prévia de dados de cobertura da campanha estará disponível nesta sexta-feira. Porém, uma estimativa da VE aponta que o município não teria atingido nem 50% do público-alvo prioritário definido pelo Ministério da Saúde (MS) para Sorocaba, que totaliza 126.467 pessoas, incluindo adultos com 60 anos de idade ou mais, puérperas, crianças entre 6 meses a 4 anos e 11 meses de idade, gestantes e trabalhadores da área de saúde.
Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VE), Renata Guida Caldeira, no geral foram vacinadas cerca de 70 mil pessoas na cidade, entre aqueles que fazem parte dos grupos prioritários e ainda aquelas que são portadoras de doenças crônicas, sendo que estas últimas não fazer parte do público-alvo da campanha nacional. “Ainda estamos com baixa cobertura na companha contra Influenza”, reitera.
A meta geral de cobertura, conforme também estipulado pelo Ministério da Saúde, é imunizar ao menos 80% (101.173 sorocabanos) do público-alvo até o fim da campanha. No ano passado, Sorocaba atingiu 81,72%.
Movimento maior
Como a sexta-feira (22) é o último dia da campanha, Renata orienta que as pessoas com indicação da vacina procurem uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para receber a vacina o quanto antes. Isso porque a previsão é de que haja movimento intenso, uma vez que muita gente deixa para a última hora, a exemplo do que ocorreu em ações realizadas nos anos anteriores.
Crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses precisam tomar duas doses, sendo a segunda ocorre trinta dias após a primeira. A campanha começou no último dia 4 e a vacina disponível é do tipo trivalente, que protege da gripe ‘A/H1N1’ e contra outros dois tipos do vírus Influenza: o ‘A/H3N2 e ‘B’. A imunização ocorre neste época do ano como forma de proteger a população quanto à chegada do inverno, cujo clima favorece a proliferação do vírus da gripe.
Filipetas nas escolas
Secretaria de Educação (Sedu) tem mobilizado toda a rede municipal de ensino no combate a gripe. Em apoio à SES, a equipe do Programa Escola Saudável da Sedu solicitou à direção das instituições escolares que atendem alunos na faixa etária de 6 meses a 4 anos 11 meses de idade para que repassem aos pais uma filipeta informativa sobre a campanha de vacinação contra a gripe influenza. O material é um convite: “Vem pra turma da vacinação”. Ele orienta, inclusive, para não esquecer a caderneta de vacinação, que está disponível em todas as UBSs.
Tags:Saúde, Saúde, Vacina, Vacina
