Secretaria da Saúde convoca grupos de risco para a imunização. Até o momento, Sorocaba recebeu 93% das doses previstas
A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (20) e a Secretaria da Saúde (SES) convoca o público-alvo da ação para que seja imunizado. A vacina está disponível nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e até o momento Sorocaba recebeu 93% das doses previstas. O município está prestes a atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 80% das pessoas que integram os chamados grupos de risco.
De acordo com o último boletim, divulgado quinta-feira (12) pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), foram vacinadas 72,27% das 126.423 mil pessoas dos grupos prioritários (crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores da área da saúde; gestantes; puérperas; e adultos com mais de 60 anos).
O diretor da Área de Vigilância em Saúde da SES, Rafael Gonçalves Reinoso, destaca a importância das pessoas que se enquadram nesses grupos de risco para que não deixem de receber a vacina. “Quanto mais pessoas receberem a dose, menos o vírus vai circular”, enfatiza. Ele explica que a vacina tem grande eficácia e por isso deve ser aceita pelo público em questão.
O grupo formado por pessoas com mais de 60 anos é o único, dentro da campanha, que já bateu a meta: imunizou 83,71% das 65.906 pessoas nessa faixa etária. “A expectativa é atingir os 80% dos demais públicos-alvo antes de sexta-feira (20).” E espera que a cidade receba nos próximos dias mais um lote de vacina e, com isso, atender todos os grupos indicados. “O último lote, com 54 mil doses, chegou no dia 9 de maio”, lembra.
E acrescenta: “Quanto mais gente for vacinada, melhor. Porém, a previsão é que a vacinação para o público em geral só deva ser liberada pelo Estado após atingida a meta dos grupos prioritários”. A DVE orienta que a carteira de vacinação precisa ser apresentada no ato da imunização. Quem tem doenças crônicas e recomendação para ser imunizado, preciso levar ainda receita médica ou identificação de medicamento usado em tratamento recente (no máximo um ano atrás).
[1]