Campanha de Prevenção às Queimadas aborda 35 idosos

Por: Mariana Dearo - mapsouza@sorocaba.sp.gov.br

As equipes de educação ambiental, ligadas à Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), pertencente a Secretaria de Recursos Hídricos, estiveram na manhã desta quarta-feira (16), no Clube do Idoso, apresentando a Campanha de Prevenção às Queimadas. A ação abordou 35 idosos.

Com o objetivo de conscientizar sobre os problemas decorrentes das queimadas, sensibilizar e orientar sobre os procedimentos para evitar e até mesmo denunciar essa prática, que é prejudicial tanto ao meio ambiente, quanto ao ser humano, a exposição destacou o tamanduá bandeira taxidermizado (empalhado), que morreu acometido por queimada.

De acordo com o secretário responsável pela pasta de Meio Ambiente, Parques e Jardins, para sensibilizar o público que frequenta o Clube do Idoso, a Sema disponibilizou além do tamanduá, os seguintes animais taxidermizados (empalhados): lobo-guará, biguá, cachorro do mato, ratão do banhado, entre outros.

Além de conhecer os animais, os idosos receberam orientações e ainda, um folder explicativo sobre o tema. Foram abordadas as seguintes formas de evitar as queimadas: não jogar bituca de cigarro em locais inadequados; não acender fogueiras; não colocar fogo em lixo e em folhas secas; e principalmente não soltar balões, por ser perigoso e considerado crime.

Como colaborar com a Campanha:

Toda a população pode ajudar, denunciando através do telefone 193 dos Bombeiros ou 153 da Guarda Civil Municipal e também orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os males que as queimadas podem causar. Queimada é crime e a multa pode chegar a R$2.800,00.

Tags:,