Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal atende mais de 2 mil pessoas em Sorocaba

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

Finalizada no dia 5 de junho, a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal avaliou 2.233 pacientes, 1.700 pessoas participaram dos grupos de orientações, autoexame da boca e palestras de conscientização. Um total de 127 pacientes apresentaram algum tipo de lesão, onde apenas um caso teve o diagnóstico confirmado de câncer bucal. A campanha teve o objetivo de informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas que apresentassem sintomas ou não, para que fossem examinados por um dentista, sem a necessidade de agendamento prévio em uma das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Paula Regina, é importante que as pessoas façam periodicamente um autoexame da boca e caso notem alguma alteração, procurem a UBS mais próxima da sua residência. “Considerando que na maioria das vezes, o câncer bucal se manifesta com características semelhantes a uma afta, podendo ser indolor, de crescimento rápido, e passando muitas vezes despercebido pelo paciente, é de grande importância o diagnóstico precoce, pois pode salvar uma vida”, explica a dentista.

No dia 04 de maio, aconteceu o “Dia D” da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, junto com a Campanha de Vacinação Contra Gripe, nas UBSs de Sorocaba, que contaram com equipes de saúde bucal, das 8h às 17h, efetuando palestras e oferecendo consultas com dentistas para quem estava nas unidades.

Os destaques da Campanha foram as UBSs Aparecidinha, Cajuru e Habiteto, que tiveram um expressivo número de participantes. Na unidade do Habiteto aconteceu o encerramento da Campanha com diversas atividades, iniciando com um café da manhã especial e música ambiente, brincadeiras com perguntas em forma de jogo de memória, a fim de trabalhar a educação em Saúde sobre o tema da Prevenção do Câncer Bucal. Com a colaboração de funcionários e apoio do comércio local, foi possível distribuir alguns brindes para os usuários. Com isso, a cirurgiã-dentista Elda Maiara reforça que ações assim servem para a população ficar alerta, e se conscientizar sobre o autocuidado da boca. “É de extrema importância a necessidade de ir regularmente ao dentista, a fim de evitar a progressão de lesões que possam se tornar cancerizáveis e com prognóstico ruim. Prevenir é sempre a melhor solução”, alerta Elda.

O número de diagnósticos positivos para câncer bucal tem diminuído ao longo dos anos em Sorocaba e são resultados das inúmeras campanhas consecutivas que a Secretaria da Saúde (SES) tem realizado.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: