Campanha de Hanseníase orienta 1,5 mil pessoas e examina mais de cem crianças
Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Alexandre Lombardi
A Campanha Nacional de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase, promovida pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) por meio do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, entre os dias 10 e 14 de agosto, orientou 1.500 pessoas na tenda da Semana da Saúde do Homem – evento realizado na Praça Coronel Fernando Prestes no mesmo período – e examinou 111 estudantes de duas escolas da cidade, na Vila Fiori e no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, escolhidas estrategicamente pela coordenação do Programa.
A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Uiara Kaizer, explica que a campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde e teve como objetivo fortalecer diretrizes e estratégias para promover a melhoria do acesso ao diagnóstico precoce e tratamento destas doenças em eliminação, principalmente junto às populações vulneráveis e com maior risco de adoecimento.
Alunos matriculados em escolas públicas, com idades entre 5 e 14 anos, foram o público-alvo da campanha. Uiara diz que, seguindo critério do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, Sorocaba trabalhou na prevenção da hanseníase e geohelmintíase (doença popularmente conhecida como verminose).
Uma equipe do programa esteve na E.E. “Prof. Waldemar de Freitas Rosa”, na Vila Fiori, e também na E.E. “Profª Wanda Costa Daher”, no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto). Os alunos receberam uma ficha de autoimagem utilizada para a triagem de casos de hanseníase e levaram para casa. “Junto com os pais ou responsáveis, as crianças deverão preencher a ficha, com dados de identificação, marcação dos locais do corpo onde existem manchas e responder as perguntas sobre a ocorrência das mesmas. Elas trarão as fichas preenchidas de volta nesta semana”, diz Uiara.
Também dentro das ações da campanha, uma tenda do Programa Municipal de Controle da Hanseníase ficou instalada na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, integrando a programação da Semana da Saúde do Homem. Profissionais do Programa passaram orientações sobre hanseníase e geohelmintíase para a população.
“O maior objetivo da campanha é a redução da carga de hanseníase e geohelmintíase, para alcançar a meta de eliminação das doenças enquanto problema de saúde pública, com diagnóstico precoce e cura dos casos. Também visa realizar o tratamento coletivo preventivo para geohelmintíases em áreas de risco”, conclui a coordenadora do Programa.
Tags:Saúde
