Nesta época do ano devido ao ar seco e a falta de chuva, o acúmulo de poluição aumenta e torna as queimadas mais propensas, trazendo uma série de problemas ambientais. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) está realizando a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas, que tem como objetivo realizar educação ambiental junto à população e reduzir o número de ocorrências no município.
A campanha será feita de porta a porta, além de palestras nas escolas, exposições com animais taxidermizados (empalhados) acometidos por queimadas, nos parques ecológicos com o tema “Queimadas”, blitz nos bairros e ações junto à população idosa (Clube do Idoso, Chácara do Idoso, grupos de caminhadas, praças, etc.).
A conscientização e a participação das pessoas a não usar o fogo para a queima de lixos é muito importante. A prática é perigosa e pode causar prejuízo à natureza e doenças às pessoas, como: infecção do sistema respiratório, asma e bronquite; irritação nos olhos, nariz e garganta; tosse; falta de ar; vermelhão e alergia na pele; conjuntivite e desordem cardiovasculares.
A equipe técnica da Sema contará com profissionais das áreas de Educação Ambiental e da Gestão Ambiental para o desenvolvimento da campanha, que está prevista para começar até o início de agosto. Para os infratores, vale o alerta de que queimada é crime, a multa pode chegar em até R$ 2.800,00. É importante que a população entenda que queimada faz mal às pessoas, aos animais e ao ambiente. Além de ser crime!
A população pode denunciar pelo número 193 dos Bombeiros.