A Guarda Civil Municipal (GCM) retomou dede a última sexta-feira (1º) a Campanha “Cerol? Corta essa!” e já no sábado (02) foram apreendidos 25 carretéis de linha com cortantes e 21 pipas, e emitidos 02 autos de infração, tudo em ação realizada no Jardim Ipiranga.
A campanha existe desde de 2008 e é intensificada no período de férias escolares. O objetivo é, por meio de ações de caráter preventivo e educativo, principalmente com as crianças e adolescentes, coibir o uso ilegal do cerol e de linha cortante tipo” tipo “Chilena”.
A GCM e os demais órgãos da Segurança Pública solicitam aos pais ou responsáveis que orientem seus filhos para que não usem linhas com material cortante, pois pode ocasionar acidentes graves e até fatais. No primeiro semestre de 2016, a GCM registrou 255 apreensões de linha e pipas com material cortante e emitiu 05 autos de infração.
Multa
Os adultos que forem flagrados comercializando, armazenando, ou realizando a distribuição de cerol ou de qualquer material cortante usado para empinar pipas, serão autuados e receberão multa no valor de R$ 1.636,52. O valor dobra em caso de reincidência. Quando se tratar de infrações praticadas por menores de 18 anos, os pais ou responsáveis assumirão as consequências, conforme prevê a Lei Municipal 8471/08.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones (15) 3212.9400 e 199 (Defesa Civil) ou ainda pelo site www.sorocaba.sp.gov.br[1], no link “Central de Atendimento”, clicando nas opções “Cidadãos”, “Segurança Pública” e “GCM – Guarda Civil Municipal”.