Ação ambiental realizada nesta sexta-feira (25) integra a programação especial em comemoração ao Dia da Árvore
Quem foi nesta sexta-feira (dia 25) à Casa do Cidadão – Brigadeiro Tobias pode, além de buscar os serviços oferecidos na unidade da Prefeitura de Sorocaba, levar para a casa mudas de árvores nativas e frutíferas da Campanha “Arboriza Sorocaba”, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). No total foram disponibilizados cem exemplares de amora, goiaba, aroeira-salsa e ipê-roxo, que se esgotaram por volta de 14h30.
A ação ambiental integra a programação especial em comemoração ao Dia da Árvore, que foi celebrado na última segunda-feira (dia 21), e visa estimular a população a plantar árvores em calçadas e quintais em toda a cidade, ampliando a área total vegetada em Sorocaba, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.
A arborização urbana contribui com o microclima da região, propiciando um melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar, proteção dos corpos d’água, sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização pode trazer. As espécies frutíferas, por exemplo, além de produzirem frutos para o consumo do próprio munícipe, também atraem diversas espécies de pássaros, borboletas e até abelhas, fundamentais para a polinização que gera a frutificação.
A dona de casa Flavia Mota, moradora de Brigadeiro Tobias, levou uma goiabeira para plantar na chácara de sua sogra, que também mora no bairro. “Temos que plantar árvore por toda a cidade, elas nos ajudam a ter o ar mais limpo”, comentou. Ela viu, pelo jornal Município de Sorocaba, que haveria a Campanha “Arboriza Sorocaba” e foi até a Casa do Cidadão para retirar o seu exemplar.
Quem também vai ajudar na arborização de Sorocaba é a dona de casa Sebastiana Monteiro de Carvalho, que mora na Vila Astúrias. Ela aproveitou sua ida à Casa do Cidadão para pegar uma averbação e foi informada da doação de mudas. “Na minha rua não tem nenhuma árvore e eu adoro plantar. Pena que só posso pegar uma, se não levava várias para casa”, brincou.
Antes do munícipe escolher a espécie mais adequada para o plantio, a equipe da Sema apresenta características e fotos de cada árvore, com informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge, e ensina a maneira correta de se fazer o plantio. Além disso, as pessoas interessadas puderam obter informações sobre corte e poda de árvores e outros serviços prestados pela Secretaria do Meio Ambiente.
Confira a programação da Secretaria do Meio Ambiente até o final deste mês de setembro:
Dia 26 de setembro (sábado)
Praça do Coreto – Aparecidinha
Horário: das 9h30 às 13h
Dia 27 de setembro (domingo)
Parque das Águas – Jardim Abaeté
Horário: das 9h30 às 13h
Dia 30 (quarta-feira)
Paço Municipal – Alto da Boa Vista
Horário: das 9h30 às 16h