Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/cameras-flagram-pichadores-e-gcm-trabalha-na-identificacao/
Acessado em: 17/01/2026 - 22h15

Câmeras flagram pichadores e GCM trabalha na identificação

Por: Marcel Stefano

A Prefeitura de Sorocaba trabalha na identificação de pessoas que picharam alguns próprios públicos na madrugada desta quarta-feira (dia 16). Os autores poderão ser autuados conforme lei municipal que pune a pichação e danos ao patrimônio público. O secretário de Governo, João Leandro da Costa Filho, diz que, assim que os pichadores forem identificados, a Prefeitura irá pedir a abertura de processo por dano.

Na manhã desta quarta-feira, vários próprios da Prefeitura de Sorocaba amanheceram vandalizados. O prédio da Urbes – Trânsito e Transporte, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, a pá eólica da Praça da Biodiversidade e áreas de transferência de ônibus foram pichadas com dizeres políticos. Em alguns casos, cartazes contra o presidente da Câmara dos Deputados foram colados nos muros das unidades. Ontem mesmo, a Prefeitura iniciou a limpeza dos locais.

Câmeras de segurança localizadas em alguns próprios flagraram a ação dos pichadores. Agora, a Guarda Civil Municipal (GCM) trabalha na investigação das imagens para tentar levantar os dados do veículo para, então, autuar os pichadores. Em uma análise inicial, percebe-se que uma mesma equipe de pichadores atuou às 4h07 na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha e depois às 4h40 na sede da Urbes.

O secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, lamenta que vândalos tenham optado por pichar próprios públicos como forma de se manifestar politicamente.  “Nós lamentamos profundamente essa atitude tomada por vândalos, militantes políticos e sindicalistas. (…) Não é agredindo violentamente, vilipendiando bens da população sorocabana que se defende a democracia. A defesa da democracia, necessariamente, tem que passar por postura correta, ética e, acima de tudo, respeito às coisas públicas.”

João lembra que agressões políticas dessa natureza prejudicam a população, pois é do bolso da população que sai o dinheiro gasto para as devidas manutenções. “Além de emporcalhar a cidade, de passar uma mensagem de falta de educação, falta de postura (…) ainda tem o custo financeiro para a gente possa recuperar, readequar a agressão que fizeram para que possa aquele bem ficar apresentável e à disposição da comunidade de novo. Então, só temos que lamentar e repudiar com veemência esse tipo de atitude. Nada justifica que o cidadão tome atitudes como essas.”

O vídeo com as imagens pode ser acessado neste link – http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/27146/[1]

Endnotes:
  1. http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/27146/: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/27146/