Câmeras ajudam na segurança pública da cidade
Talvez o sorocabano nem desconfie, mas em vários pontos da cidade, em prédios públicos, para onde quer que se desloque, há uma câmera que acompanha seus passos. E são esses olhos eletrônicos, sempre alertas, que têm ajudado e muito a Guarda Civil Municipal (CGM) a esclarecer ocorrências, evitar crimes contra o patrimônio público, além de possibilitar a identificação dos autores de roubos, entre outros casos.
Entre as ocorrências solucionadas com ajuda do videomonitoramento da Prefeitura de Sorocaba está o roubo de equipamentos do Laboratório de Análises Clínicas (Labac), da Secretaria Municipal da Saúde. Graças às imagens captadas pelo circuito interno, os guardas encontraram o autor e prenderam-no horas após o roubo.
Atualmente, além das 40 câmeras externas distribuídas em diversos espaços públicos da cidade há mais de 1.000 outros pontos de monitoramento interno em 128 prédios públicos, tais como escolas, Oficinas do Saber, Sabe Tudo, Unidades Básicas de Saúde, dentre outros, tudo interligado ao Centro de Operações e Inteligência (COI) da GCM, permitindo à corporação ter um panorama real do que está ocorrendo nesses locais.
São 28 guardas municipais que trabalham no COI, divididos em quatro plantões, sendo que o operador de alarme fica encarregado de informar qualquer acionamento dos equipamentos instalados dentro dos próprios municipais. A partir da captação das imagens gravadas pelo circuito interno, uma viatura de patrulhamento é acionada para averiguar a situação.
Além das câmeras controladas pelo Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal, outras 43 da Urbes Trânsito e Transportes também ajudam a reforçar o monitoramento eletrônico, mostrando imagens das principais artérias de Sorocaba, que são fundamentais no controle operacional e na fluidez do trânsito urbano.
Conforme destaca o Comandante da GCM, Benedito da Silva Zanin, são recebidas diariamente pela Central de Atendimento ao munícipe uma média de 480 ligações. São pedidos de informações, reclamações, sugestões e denúncias, sendo que cerca de 40% destas geram registros de ocorrências.
Com apoio das câmeras do COI a GCM conseguiu prender dois rapazes (ambos de 19 anos) e um adolescente (17) flagrados adulterando a placa de um veículo roubado no bairro Ana Paula Eleutério. Outra ocorrência registrada envolvia um adolescente que pichava o piso da Praça Arthur Fajardo. Este também foi identificado e apreendido.
Em outra ocorrência, o operador de câmeras do COI suspeitou de três homens que estavam próximo ao Ginásio Municipal de Esportes. Na averiguação a GCM descobriu que um dos homens era procurado pela Justiça.
“O videomonitoramento tem sido uma ferramenta de apoio das mais importantes para a segurança em Sorocaba”, afirma Zanin.
A prevenção de ações contra o Patrimônio Público, a recuperação de bens subtraídos do cidadão, o êxito na apreensão e na prisão de infratores flagrados em ações ilícitas, garantem o aumento da sensação de segurança pela população. “Esse é o resultado obtido por uma somatória de fatores: a inteligência através da tecnologia utilizada ao bem da população, os esforços e empenho de todos os agentes da Guarda Civil somado ao apoio e confiança depositada pela comunidade”, conclui o comandante Zanin.
Tags:COI, COI, Guarda Civil Municipal, Guarda Civil Municipal, Segurança Comunitária, Segurança Comunitária
