Cães e gatos foram castrados em mais uma etapa do mutirão na Zona Leste
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Nesta quinta-feira (dia 29), foram realizadas as últimas cirurgias para a castração gratuita de cães e gatos de moradores de Aparecidinha, na Zona Leste de Sorocaba. A ação fez parte de mais uma etapa do 1º Mutirão de Castração de Cães e Gatos, iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Saúde (SES), e ocorreu na praça em frente à UBS daquele bairro, na rua Joaquim Machado, 620.
O objetivo do mutirão é reduzir a população de animais abandonados e prevenir zoonoses, além de promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Além de serem castrados gratuitamente, os animais receberam microchips de identificação.
A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças como tumores de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.
A identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar do próprio animal e da população. Outro benefício é a diminuição do risco de transmissão de zoonoses e agravos de saúde do bicho. Além disso, o microchip vai possibilitar a formação de um banco de dados para, futuramente, nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.
O motorista Jairo Cesar Franqui, morador de Aparecidinha, deu exemplo e levou seu cachorro Thor, de um ano de idade, ao mutirão. Ao lado da esposa, a dona de casa Dalva Del Cístia, ele aguardava ser chamado com a senha número 115. “Ele vai ficar alguns dias com dor, mas é importante, principalmente pelo controle de zoonoses. Aqui no bairro tem muito cachorro vivendo na rua”, comentou.
Quem também conseguiu agendar a castração gratuita para seu animal de estimação foi Jaqueline Moura, moradora do Bairro dos Morros. Ela levou a Neguinha, uma cachorra de um ano de idade. “O local onde moro tem muito cachorro e tenho preocupação para que ela não tenha cria”, afirmou. Ela estava satisfeita com o trabalho da Prefeitura de Sorocaba: “Nem todo mundo pode pagar. O lugar mais barato que achei fazia por R$ 150. Aqui não tive custo nenhum”, comentou.
Em novembro, a Prefeitura de Sorocaba vai realizar mais uma etapa do Mutirão de Castração de Cães e Gatos na cidade. As datas de inscrição serão divulgadas em breve.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, nos seis primeiros meses de mutirão – de abril a setembro deste ano – já foram castrados 3.715 cães e gatos. A previsão é atender 6.500 animais até o encerramento do contrato.
Mais informações pelo telefone 156 ou na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha, localizada na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 1.460, na Vila Hortência.
Tags:Meio Ambiente, Mutirão de Castração
