Brilho, cor e alegria marcam o desfile das escolas de samba

Por: Secom Sorocaba

O desfile das escolas de samba, promovido através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), na noite de terça-feira (13), encerrou oficialmente o Carnaval na cidade. A festa foi marcada por muito brilho, cor e alegria tanto das agremiações quanto do público – cerca de 4 mil pessoas, segundo a Polícia Militar – presente no sambódromo montado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Alto da Boa Vista.

Conforme o secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes, as cinco escolas que participaram do desfile capricharam bastante nos figurinos e mostraram baterias muito bem ensaiadas. “Isso faz com que valorizemos ainda mais aquelas agremiações que optaram por estar na avenida independente de verba pública”, afirma.

Nem mesmo a garoa que caiu na cidade durante a festa desanimou o público que permaneceu cantando e dançando no sambódromo. “As pessoas que lotaram o sambódromo mostram que há sim o interesse pelo Carnaval de rua”, diz Werinton.

Blocos, banda e escolas
Blocos como Boca a Boca, A Gente Se Vira, da Secretaria de Cultura de Sorocaba e a Banda Marcial de Votorantim também animaram o desfile que começou por volta das 19h. Quatro escolas de samba desfilaram em busca do título de 2018: Furiosa Real, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre e Unidos do Cativeiro.

Coube à bateria da Terceiro Centenário conduzir pela avenida a Corte do Carnaval, formada por Carlos Fernando Motta (Rei Momo); Fabíola Serra (Rainha); Patrícia Soares (Princesa); Tatiane Aparecida Rodrigues Leme (Cidadã do Samba) e Nelson José Franco (Cidadão do Samba).
Logo após o Rei Momo receber as chaves da cidade das mãos do prefeito José Crespo, a Unidos do Cativeiro foi para o sambódromo e homenageou as mulheres. A Furiosa Real chacoalhou a avenida com o samba que falava da alegria de ser folião. A Mocidade Alegre tratou das riquezas do Egito e a Gaviões da Fiel das origens tupiniquins.

Apuração nesta quinta-feira
A escola campeã do Carnaval 2018 será conhecida nesta quinta-feira (15). A apuração está marcada para as 15h, na Casa do Turismo – avenida Afonso Vergueiro, 310, Centro. Dois representantes de cada agremiação são convidados, assim como a imprensa em geral. As escolas foram avaliadas em nove quesitos.

Tags: