O Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas” sedia neste sábado (dia 14) três atividades gratuitas e abertas ao público. Das 10h às 12h30 acontece o 7º Encontro dos Desenhistas Urbanos de Sorocaba e uma oficina de artes com musgo. Já das 9 às 11h e das 13 às 15h o espaço também recebe a Bebeteca, um espaço de leitura e contação de histórias para crianças a partir do primeiro mês de vida.
Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as atividades têm o objetivo de estreitar a ligação das pessoas com as plantas e a arte de forma natural, apresentando técnicas artísticas na busca de expressões e qualidades individuais, propiciando explorar aspectos formais da arte e o trabalho colaborativo.
Na oficina de artes com musgo os participantes vão contribuir para uma exposição com moldes de madeira cobertos com musgo. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, não é necessário se inscrever previamente para participar das atividades.
O Jardim Botânico funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações através do e-mail jardimeducador@gmail.com[1] ou pelo telefone (15) 3227.9996.
Sobre o Encontro de Desenhistas Urbanos
Desenhistas Urbanos de Sorocaba é um coletivo de artistas que desenham a cidade e os locais que visitam. O grupo se encontra mensalmente para desenhar e compartilhar experiências e a paixão pelo desenho. Em meio à vegetação e à bela arquitetura do Palacete de Cristal do Jardim Botânico, o grupo terá inspiração de sobra para registrar em seus diários gráficos.
O evento é organizado pelos artistas Letícia Barreto e Joaquim Marques, proprietários e professores do ateliê-escola Nextart Brasil, em colaboração com Marcel Bartholo, ilustrador, caricaturista e professor de Ilustração e Desenho de Humor na mesma escola.
Os encontros do grupo acontecem desde maio deste ano e a cada edição atraem mais adeptos, reunindo amigos e famílias que redescobrem um novo prazer em desenhar ao ar livre. O evento ainda possibilita o convívio e a troca de experiências entre os participantes.
Ao fim de cada encontro, os participantes trocam experiências e impressões sobre os desenhos criados. Na página do grupo no Facebook os participantes também poderão compartilhar suas criações para um número ainda maior de pessoas, o que amplia a troca de ideias e estabelece uma rede de contatos entre os desenhistas da cidade.
Cada participante deve levar seus próprios materiais de desenho e/ou pintura e recomenda-se também que levem um banco dobrável ou algo improvisado para sentar.